Um dos assuntos que mais geram dúvidas entre quem está iniciando no trekking, hiking e em outros esportes outdoor é como arrumar mochila cargueira. Afinal, com tantos pertences para carregar, é complicado pensar no que é realmente necessário e como dispor os itens de maneira inteligente para que a carga não se torne a protagonista da viagem.
Quer entender como arrumar sua mochila cargueira e como escolher um bom produto? Confira as nossas dicas a seguir!
Como arrumar mochila cargueira?
Em geral, o ideal é que a sua bolsa seja montada com planejamento e organização, sem deixar espaços vazios. Com os itens bem compactos, você evita carregar um peso excessivo. Entenda a seguir!
1. Subdivida a mochila em zonas
Para facilitar a visualização, dividimos a bolsa em zonas: teto, corpo principal (subdividido em frente e trás) e fundo. Acompanhe!
Teto da mochila
Na parte de cima de sua mochila, devem ficar os itens que você mais usa, como um casaco leve, mapas, lanches rápidos, óculos, entre outros.
Corpo principal
Na parte do meio, para facilitar a visualização, subdividimos a mochila em frente e costas.
No fundo (costado interno), você deve colocar os itens mais pesados, como notebook, um casaco mais grosso, alimentos rígidos e bem empacotados, livros, panelas, mosquetões e equipamentos que precisam ficar longe da umidade.
Encostado em suas costas, esse peso não o puxa pra trás, o que deve ser especialmente considerado em locais com ladeiras e escadas.
Na parte frontal do meio, você deve colocar as roupas e artigos mais leves, como toalhas e outros itens que possam sofrer com impactos.
Fundo da mochila
Já no fundo da mochila, você insere os itens pouco pesados, como a sua barraca de camping e o saco de dormir. Isso garante que esses itens sejam carregados por seus quadris.
Além deles, você também pode guardar aqui as roupas sujas ou aquelas que podem ser amassadas.
Bolsos laterais
Nos bolsos externos, você insere os itens que mais utiliza, como água, dinheiro, lanterna e documentos.
Como você pode perceber, o ideal é que você mantenha o peso da mochila concentrado na parte interna, próxima às suas costas, e não no fundo, para que você tenha mais estabilidade ao andar com cargas pesadas. Bons calçados também ajudam nessa tarefa!
2. Faça a distribuição dos itens e economize espaço na mochila cargueira
Antes de começar a guardar suas roupas, acessórios e equipamentos, é preciso que você pense no propósito de viagem. Afinal, uma mochila de escalada é muito diferente de uma de trekking.
Para melhorar a organização de sua mochila, vale retirar alguns excessos cometidos pelos fabricantes. Observe a extensão das fitas compressoras, verifique o que realmente será necessário e corte o excesso. Você pode aquecer as pontas para que o nylon não desfie.
Alguns modelos contém cordas trançadas nas costas, que costumam enroscar em galhos. Procure removê-las para evitar transtornos.
Para fazer com que a barraca caiba na mochila, dobre a lona e a estrutura em um quadrado. As armações podem ser presas na lateral externa com a ajuda de fitas de compressão — lembre-se dos specs!
Utilize frascos próprios para levar na viagem. Você dificilmente precisará de 300 ml de shampoo para um percurso de 3 dias, por exemplo.
Os remédios podem ser fracionados e armazenados em uma necessaire. As roupas sujas podem ser isoladas em sacos plásticos. Já os alimentos também podem ser colocados em vasilhames de plástico.
Uma dica importante é: procure levar tudo dentro da mochila. Itens pendurados podem cair pelo caminho, e você não desejaria fazer um trekking sem fita isolante, barraca ou outros itens essenciais.
3. Entenda como escolher uma boa mochila cargueira
A sua mochila cargueira será o seu armário por dias — em alguns casos, por semanas e até anos. Por isso, é tão importante escolher com sabedoria e critério.
Uma boa bolsa de viagem distribui bem o peso nas costas e se ajusta ao seu corpo, o que parece deixar seus objetos mais leves.
Fique atento aos seguintes itens:
Estrutura da mochila
Algumas possuem uma estrutura mais pesada, mesmo quando estão vazias. Procure evitar as estruturas de ferro, que têm esse aspecto.
A fibra de carbono ou um plástico resistente são os materiais mais recomendados para a estrutura desse tipo de bolsa, pois fornecem resistência e leveza.
Acolchoado nas costas
Uma mochila cargueira confortável fornece acolchoado para as costas, de forma que ela fique firme e fofa. O peso parecerá menor.
Zíperes resistentes
Um zíper estragado pode causar mais constrangimento do que você imagina. Procure contar com, pelo menos, dois zíperes nos compartimentos principais, de modo que eles possam ser trancados com cadeados.
Compartimentos
É essencial que a mochila cargueira tenha muitos compartimentos e bolsos. Dessa forma, você evita que itens de diferentes categorias sejam guardados juntos, economiza tempo e se organiza!
Mochila cargueira para mulheres
O tronco das mulheres é menor do que o dos homens. Por isso, o espaço entre as alças e a barrigueira é menor. Além disso, as alças devem ser mais maleáveis e estreitas para não machucar os seios.
A barrigueira também deve ser mais maleável pois as mulheres têm quadris mais largos. Uma barrigueira muito larga pode pressionar na região do útero.
Algumas marcas oferecem mochilas unissex. Se você tem baixa estatura, dê preferência às que possuem costado e utilize ajustes mais baixos para reduzir o corpo da mochila. Para mulheres que têm os seios grandes ou mais espalhados, as alças mais finas são as mais indicadas.
Tamanho ideal
Uma mochila cargueira muito grande pode fazer com que você carregue mais peso do que o necessário. Quando ela é muito pequena, contudo, não há espaço suficiente para todos os seus pertences, o que pode “forçar” e estragar o material.
Especialistas indicam que uma mochila de 25 a 40 litros é ideal para um fim de semana completo. Para um pernoite, considere uma de 15 a 25 litros.
Para um passeio de um dia, utilize a chamada “mochila de ataque”, de 15 litros. Ela é suficiente para carregar garrafa d’água, filtro solar, mantimentos e câmeras.
4. Aprenda a ajustar a mochila cargueira
A maior parte das mochilas de viagem tem 6 pontos de ajuste corporal: 2 ficam nas alças dos ombros, 1 se localiza no peitoral, 1 está nas costas e 2 estão na barrigueira. Os ajustes variam de acordo com o seu corpo.
Em casa, já com a mochila em mãos, insira alguns cobertores e travesseiros, de modo que ela fique cheia como na situação de uso.
As alças precisam encontrar seus ombros. A barrigueira deve ficar em seu quadril, exatamente na linha da sua bacia, em cima do osso. O costado tem o papel de afastar ou aproximar esses ajustes.
Para o ajuste do peitoral, deixe-o acima dos mamilos. No caso das mulheres, deixe-o na linha em que começam os seios, um pouco abaixo das axilas.
Agora que você já sabe como arrumar mochila cargueira, está na hora de se preparar para explorar por aí!
Siga-nos no Facebook e no Instagram para obter ainda mais dicas para suas caminhadas, se preparar bem e aproveitar o melhor que a natureza tem a oferecer!