Estrada da Graciosa
O trecho entre Curitiba e Morretes é famoso por um passeio de trem que liga as duas cidades, encantando os turistas e destacando as belezas da Serra da Graciosa. O roteiro de bicicleta oferece uma nova experiência, fazendo com que o ciclista observe e desfrute de toda beleza da Mata Atlântica. Com 70km de percurso, o trajeto tem dificuldade moderada, principalmente pela grande quantidade de descidas. E o melhor: o ponto final é uma cidade histórica encantadora!
Chapada da Diamantina
Com mais de 270km de trilha, o percurso da Chapada da Diamantina tem dificuldade alta e demanda muito esforço do ciclista. Mas, de bicicleta, é possível conhecer as belezas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, região recheada de surpresas como cachoeiras, grutas e cavernas. O ponto usual de partida é a cidade baiana de Lençóis, e existem muitas pousadas e hotéis no caminho para descansar.
Serra da Canastra
Tradicional ponto turístico mineiro, a Serra da Canastra é muito procurada por ciclistas pelas suas riquezas: cachoeiras e nascentes. No meio do Cerrado brasileiro, está a nascente do rio São Francisco, um dos principais do país, além do Parque Nacional da Serra da Canastra, com fauna e flora ainda muito preservadas. A trilha tem 80km e uma alta dificuldade pelas estradas de terra e poucos hotéis e restaurantes.
Circuito do Vale Europeu
Este circuito foi desenvolvido com foco no cicloturista, atravessando nove cidades do estado de Santa Catarina, com início e fim em Timbó, perto de Blumenal. O percurso foge do asfalto, explorando as estradas de terra em meio à Mata Atlântica, com direito de desfrutar de cachoeiras e rios no percurso. O trajeto conta com muito apoio, estrutura e sinalização nos seus 300km de percurso, exigindo muito preparo físico e disposição.
Circuito Costa Serra Mar
Santa Catarina segue encantando os ciclistas, que podem optar por explorar belas praias do estado no Circuito Costa Serra Mar. O trajeto tem 270km e passa por praias, vales e montanhas, agrada aos mais diversos gostos. Além de ser bem sinalizada e conservada, a rota não conta com muitas subidas, atraindo muitos interessados por seu perfil mais moderado. Outro ponto facilitador da viagem é a proximidade das cidades, abrindo a possibilidade para que o viajante pare sempre que quiser.
Vale dos Vinhedos
Região reconhecida pela tradicional produção de vinhos e sucos de uva no Brasil, o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, também pode ser atravessado de bicicleta. O percurso passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, onde estão as principais vinícolas do país. Uma boa pedida é aproveitar para degustar e conhecer o processo em que a bebida é preparada. A arquitetura colonial e o charme da Serra gaúcha prometem tornar o percurso com dificuldade média um pouco mais fácil.
E você, já teve o privilégio de conhecer algum desses lugares com a sua bike? Conhece algum outro destino bacana para ciclistas no Brasil? Compartilhe suas experiências nos comentários!