o
Trilha dos Apalaches, Estados Unidos
No leste dos Estados Unidos, com 3380 quilômetros no total, esta trilha selvagem e isolada se estende ao longo dos Montes Apalaches. Caminhando toda a extensão da trilha, você atravessará 14 estados americanos, indo do Maine até a Georgia. A caminhada pode levar meses para ser concluída — o recorde mundial é de 46 dias. Aprecie a natureza exuberante e cuidado com os ursos!
Parque Nacional do Teide, Ilhas Canárias
O Parque Nacional do Teide está localizado em Tenerife, nas Ilhas Canárias. O vulcão Teide, sua principal atração, tem 3718 metros de altitude, sendo a montanha mais alta da Espanha. A paisagem é árida, pois as chuvas são raras no parque que fica acima das nuvens. É como caminhar na lua! Mas vá devagar, pois a altitude pode provocar mal estar. Um teleférico leva os visitantes ao topo da cratera do vulcão, que está adormecido há mais de cem anos e é constantemente monitorado — não precisa ter medo!
Parque Nacional de Snowdônia, País de Gales
Situado no norte do País de Gales (UK), o Parque Nacional de Snowdônia oferece trilhas para todos os gostos, incluindo algumas acessíveis para cadeirantes e ciclistas. Para quem não quiser caminhar, um trenzinho leva ao topo da montanha de 1085 metros de altitude, a mais alta do País de Gales e da Inglaterra. Prepare-se para os ventos fortes lá no alto.
Parque Nacional de Torres Del Pane, Patagônia, Chile
A selvagem e belíssima Patagônia encanta os caminhantes com florestas exuberantes, rios, montanhas e glaciares. Destaque para o Parque Nacional de Torres Del Pane, do lado chileno da região. O Circuito W, como é conhecido o percurso de trekking do parque, tem duração de 5 dias. Alguns felinos, como o puma, habitam a região, mas são tímidos e fogem do contato humano. O perigo maior é a hipotermia. Portanto, bom equipamento e roupas térmicas são fundamentais!
Snowman Trek, Butão
Conhecido como “a trilha do homem das neves”, esse percurso é considerado um dos mais difíceis do planeta, portanto, é só para profissionais. Altitudes extremas, neve e chuva, requerem equipamentos especiais e muito preparo físico, mas a paisagem deslumbrante é a recompensa ao longo do caminho de cerca de 320 quilômetros (o tempo médio do percurso é de 25 dias) que chega ao norte do Butão. Além disso, o caminhante pode visitar incríveis monastérios budistas no alto das montanhas!
Monte Kilimanjaro, África
Localizada na Tanzania, talvez essa seja a trilha de altitude mais popular do mundo, devido ao número de caminhantes que atrai. Aventura tanto para profissionais quanto para amadores, não requer experiência prévia, mas exige preparo físico e muita energia, visto que pode ter duração de até 10 dias. Como em toda trilha de altitude, respeite seu ritmo e siga o conselho dos guias locais que dirão “pole pole” na língua suaíli, um dos idiomas mais falados da África. Pole pole: devagar e sempre!
Te Araroa, Nova Zelândia
Te Araroa significa “o longo caminho”, na língua Maori. São cerca de 3000 quilômetros de extensão, que exigem em média quatro meses para serem percorridos, se você caminhar 25 quilômetros por dia. A Nova Zelândia é famosa pela diversidade da paisagem, e o caminhante poderá desfrutar magníficas vistas de praias, florestas, parques naturais, montanhas e até vulcões não extintos! A trilha começa em Cape Reinga, no extremo norte, e vai até Bluff, no sul.
E você, que caminhos já percorreu? Tem outras dicas de percursos épicos para se aventurar pelo mundo? Compartilhe conosco!