Semana da Criança: 5 Dicas Para Fazer Turismo de Aventura Em Família

A semana da criança está chegando e, por isso, aumenta a procura por viagens e turismo de aventura em família para perto da natureza. Afinal, além do presente esperado, poucas coisas deixam os filhos tão felizes quanto as horas divertidas passadas ao lado dos pais em um belo cenário ao ar livre.

Mas para garantir que o passeio com a criançada não seja uma cilada, é importante conhecer alguns cuidados essenciais. Então, fique de olho em nossas dicas e garanta momentos inesquecíveis!

1. Planeje pensando nas condições do local

Às vezes nos empolgamos tanto com a ideia de conhecer um lugar que nem paramos para pensar se aquele é o momento mais adequado para uma viagem.

Dependendo das atividades planejadas, especialmente quando levamos crianças, esse fator precisa ser analisado com cuidado.

É importante verificar se a previsão do tempo indica período favorável para realizar as atividades interessantes que aquele destino oferece. Atividades como mergulho, esqui ou até mesmo uma simples trilha podem ser prejudicadas quando as condições climáticas são inadequadas.

Para não estragar o passeio, vale a pena pesquisar antes, considerar a estação do ano e se informar se realmente os passeios planejados podem acontecer naquele período. Fazer turismo de aventura em família pode se tornar um grande problema se não for planejado corretamente.

2. Garanta que todos vão se divertir

Crianças não foram feitas para serem meros espectadores. Depois de um curto tempo sem atividades interessantes das quais possam realmente participar, eles começam a manifestar um tédio imenso. E a energia desperdiçada em um passeio monótono não gera lembranças positivas.

Por essa razão, é fundamental garantir que o local e os passeios escolhidos permitam a participação deles, e não apenas de adultos ou de crianças maiores.  Nessa hora, escolher atividades em conjunto é uma boa ideia, pois permite que todos fiquem satisfeitos com a programação.

Outra opção, quando há possibilidade, é deixar as crianças parte do tempo sob a responsabilidade de monitores treinados. Além de dar uma folga aos pais, isso desenvolve a autonomia dos pequenos. Mas lembre-se: se a intenção é promover a união da família, esse tempo precisa ser o menor possível.

3. Prepare bagagem adequada

Viajar com crianças sempre exige mais atenção quanto ao que levar. Além das roupas apropriadas para o clima e uma ou outra peça para o caso de mudança de temperatura, também é preciso garantir equipamentos apropriados e calçados confortáveis para toda a família.

Outros itens dependem muito da rotina da família e das necessidades da criança. É sempre bom levar remédios para problemas mais comuns, mesmo que a expectativa seja de não usá-los. Além disso, leve jogos para manter as crianças distraídas nos deslocamentos ou nos casos em que as condições climáticas desfavoráveis impeçam os passeios planejados.

4. Respeite os limites das crianças

Diversão de verdade não admite espaços para traumas e pressão. Então, nada de forçar a criança a fazer atividades que a deixam insegura. Quem tem medo de água ou de altura, por exemplo, pode aprender a enfrentar essas situações de outras formas, sem estragar a lembrança dos momentos em família.

5. Pense nas vantagens de viajar na semana da criança

E, se por acaso, os planos não saírem como esperado, você pode ter uma certeza: eles só precisam de outra figurinha da mesma faixa etária para se divertir. Por isso, viajar na semana da criança é interessante. Outras famílias farão a mesma escolha e seus filhos poderão se distrair e formar novas amizades.

Preparado para pegar as crianças e embarcar em uma semana repleta de aventura? Gostaria de mais dicas sobre como tornar esses momentos de lazer mais que especiais? Então não perca tempo: assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as opções e novidades!

Próximo artigoConheça As Principais Diferenças Entre Barracas De Camping e Caminhada