Piscina natural do Cachadaço
Para os iniciantes, que querem apenas ter um contato com a natureza e a experiência de fazer uma caminhada em trilha, o trajeto começando pela praia do Meio até a Piscina natural do Cachadaço apresenta um nível de dificuldade leve e um percurso que costuma ser feito em 45 minutos. Protegida por grandes rochas vulcânicas, a piscina natural é repleta de peixinhos coloridos. Você pode nadar com eles e, se usar o snorkel, é possível vê-los bem de perto.
Praia do Sono
O início da caminhada é na Vila do Oratório e tem duração de 50 minutos até a Praia do Sono. Considerada de nível de dificuldade moderado, a trilha é indicada para quem já tem alguma experiência com caminhadas. O nome da praia é originado do fato de que ela é cercada por vegetação nativa e montanhas altas, por isso, o sol aparece mais tarde de manhã e some mais rápido à noite. Como há várias piscinas naturais e a água é esverdeada, conhecer a Praia do Sono com certeza vai valer a pena.
Ponta Negra
Com tempo estipulado para 2h30, o nível de dificuldade para a trilha que liga o Condomínio Laranjeiras até a Ponta Negra é um pouco mais elevado. Mas nada melhor do que fazer uma boa caminhada e encontrar como recompensa as águas azuis, a areia branca e o ambiente natural dessa praia. A cultura caiçara do local, que ainda conta com uma vila, assim como a natureza, foram muito bem preservadas. Apesar de não existir energia elétrica na vila, é possível alugar chalés de pescadores. Existe, também, o Poço do Moisés próximo à praia, uma das piscinas naturais mais visitadas.
Pedra Macela – Rio Pequeno
O caminho da Pedra Macela até o bairro do Rio Pequeno, localizado em zona rural, é indicado para pessoas que já possuem mais experiência em caminhadas e querem a oportunidade de observar mais da natureza. Com duração de 8h, o ponto inicial da trilha já permite uma vista incrível de Paraty e da Baía da Ilha Grande e, durante a caminhada, é possível apreciar a Mata Atlântica, observar a vida selvagem e tomar banhos de cachoeira.
Não se esqueça de passar o protetor solar antes das caminhadas e de sempre andar com uma garrafinha de água para se manter hidratado. Lembre-se também de que, para um bom desempenho nas trilhas, é necessário usar equipamentos adequados.
E você, já fez algum desses percursos? Compartilhe conosco suas experiências nas trilhas e em outros locais já visitados em Paraty!