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Atrasos ou Cancelamentos de Voos: Conheça Seus Direitos

Atrasos ou Cancelamentos de Voos

Um dos problemas mais comuns dos viajantes são os atrasos ou cancelamentos de voos. De acordo com a legislação brasileira, até mesmo no caso dos problemas terem sido causados por más condições climáticas, as companhias aéreas devem prestar assistência aos clientes. Confira seus direitos para voos domésticos ou internacionais em território nacional:

– Para atrasos superiores a 2h, os clientes têm direito à alimentação e comunicação.

– Já para cancelamento ou atraso superior a 4h, a lista de direitos é mais extensa:

  • Reembolso integral, incluindo a taxa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material;

  • Remarcação do voo para data e horário de sua conveniência, sem custo. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material;

  • Embarcar no próximo voo da mesma empresa, se houver disponibilidade de lugares, para o mesmo destino. A empresa deverá oferecer assistência material;

  • Embarcar no próximo voo de outra empresa aérea, se houver disponibilidade de lugares, para o mesmo destino, através do endosso;

  • Acomodação ou hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto;

  • Concluir a viagem por outra modalidade de transporte, quando em trânsito ou próximo ao aeroporto de destino.

Lembre-se: o cliente tem o direito de decidir a melhor opção de acomodação e não é obrigado a aceitar a proposta da empresa aérea.

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