Conhecendo as vantagens do uso do bastão de caminhada
- O bastão de caminhada alivia as tensões na coluna e nos membros inferiores, principalmente nos joelhos, que sofrem grandes impactos durante os aclives e declives dos terrenos, prevenindo possíveis lesões.
- Com os bastões, passamos a utilizar os músculos superiores, além dos inferiores. Isso permite que se tenha um maior gasto calórico, exercitando mais o corpo, especialmente nas subidas.
- Como os membros superiores ficam em constante movimento, é possível evitar os inchaços que são comuns nas caminhadas mais longas.
- Geralmente, as trilhas são realizadas em terrenos com muitos acidentes naturais. Nesse caso, o bastão é essencial para manter o equilíbrio – ao se ter quatro apoios para caminhar, minimizamos a possibilidade de entorses de tornozelos, joelhos e de quedas.
- Dificulta quedas em terrenos escorregadios, como cursos de água. Além disso, quando elas acontecem, o uso do bastão reduz os danos.
- Nas subidas, o bastão de caminhada serve como apoio para o impulso e para aliviar o trabalho dos membros inferiores.
- O acessório ainda serve como “cobaia”: antes de pisar em terreno suspeito, você pode usá-lo para examinar as condições de onde vai colocar seus pés. Auxiliam, também, ao atravessar rios ou córregos.
- No caso de acidentes, o bastão pode servir como uma muleta ou uma tala improvisada até que se possa conseguir a ajuda adequada.
- Esse acessório promove um ritmo de caminhada mais estável e seguro.
- Os bastões são multiuso, reduzindo assim a quantidade de equipamentos para carregar: podem servir como suporte para barracas e toldos, como tripé para fotografia e caso seja necessário fazer uma sinalização, substituem as hastes de bandeiras, entre outras utilidades.
- Além disso, eles costumam ser dobráveis e leves, por isso não fazem muito volume na mochila.
Escolhendo o tipo ideal
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, assim como boa parte dos equipamentos esportivos, o bastão de caminhada passou por longos processos de melhorias e hoje são bem mais leves e práticos.
Há uma grande diversidade de materiais e uma infinidade de acessórios disponíveis. Falaremos dos três tipos básicos de bastões de caminhada: o padrão (ou standard), que é o mais leve e mais barato; o anti-choque, que possui molas que servem como amortecedores e os retráteis ou telescópicos, que podem ser recolhidos e, portanto, se tornam mais fáceis de serem carregados quando não estão em uso.
Você ainda pode optar por um par de bastões com acessórios, como bússola, lanterna de LED e adaptadores para câmeras, por exemplo, que vão otimizar sua experiência ao longo do percurso.
Usando corretamente o bastão de caminhada
O ideal é que o bastão seja usado em pares. Dessa maneira, você garante maior equilíbrio e força, minimizando impactos nos membros inferiores e proporcionando maior impulso.
Para que você não corra o risco de usar um bastão de caminhada que seja alto ou baixo demais — as duas situações podem levar a lesões graves — prefira os tipos que possuem ajuste de altura. Estes têm marcações de 66 cm e 135 cm.
A altura ideal é aquela que permite que seu antebraço fique paralelo ao chão, ou seja, em um ângulo de 90 graus. Além disso, recomenda-se diminuir a altura do bastão nas subidas e aumentá-la nas descidas.
A maneira correta de segurar o bastão é pegando firmemente no grip (extremidade), passando a fita de proteção de punho por trás do polegar. A fita deve passar pelas costas e pela palma da mão, sem estar muito frouxa e nem muito apertada. Iniciantes devem ter atenção especial a esse detalhe, pois ele é essencial para o sucesso da caminhada.
Adaptando-se a cada tipo de terreno
Agora que você já sabe como manusear um bastão, é necessário conhecer como o tipo de terreno influencia no uso desse acessório. Vale ressaltar que a postura é extremamente importante em qualquer local: o centro de equilíbrio deve estar na coluna, para que o corpo não balance demais.
Terreno plano
Esse é o caso mais simples para o uso do bastão: os braços devem estar ao lado do corpo e o seu balanço deve ser em ritmo normal, colocando sempre o equipamento à frente. Use o bastão esquerdo com a pisada direita e vice-versa.
Em locais planos que possuem rochas graníticas, é necessário mais cuidado: encaixe a ponta do bastão na rocha, testando qual o nível de suporte você possui. Cuidado para não travar o acessório, pois ele poderá se quebrar ou entortar, causando sérios danos.
Terreno em aclive
Além de reduzir o comprimento do bastão em alguns centímetros, nesse tipo de terreno é necessário travar o sistema anti-choque para não perder a força. O centro de gravidade deve continuar na coluna, porém o corpo precisa estar inclinado para a frente.
Para reduzir a pressão exercida nas costas e quadris, use também os músculos superiores para ajudar na caminhada. Caso seja necessário, use os dois bastões à frente do corpo.
Terreno em declive
Como a gravidade está mais atuante nesse tipo de terreno, os bastões devem estar o mais próximo possível da linha de queda do corpo e um pouco mais alto do que o normal. Tente não se inclinar demais para a frente no declive, pois isso facilita a perda do equilíbrio.
Mantenha a coluna ereta, apoiando os pés totalmente no chão. Coloque o bastão à frente do corpo, ao contrário da passada, usando a musculatura dos braços e tronco para reduzir o impacto sobre as articulações das pernas, especialmente joelhos.
Lembre-se: um bastão de caminhada mal manuseado pode trazer sérias consequências. Portanto, antes de adquirir um par, pesquise o tipo mais adequado à atividade que pretende desenvolver e perceba se sua adaptação será fácil. Escolha sempre o modelo com o qual você se sinta mais confortável e seguro!
Gostou de conhecer mais sobre o bastão de caminhada? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações sobre atividades outdoor e viagens: estamos no Facebook!