Trekking: Benefícios para o corpo e para a mente
O trekking, ou marcha de montanha, pode ser feito em grupo, em dupla ou individualmente. A modalidade busca aliar a nossa conexão com a natureza e com a mente através de uma caminhada em meio ao mato, ajudando a diminuir os sintomas de stress resultantes do dia a dia.
O exercício induz a produção de endorfinas, melhorando o humor, a autoestima e deixando os músculos do corpo mais relaxados.
A marcha de montanha também melhora a resistência cardiovascular e a força nos ossos, dos músculos, dos tendões e dos ligamentos, principalmente na região das pernas.
Porém, as grandes vantagens de caminhar em meio à natureza são a falta de interrupções, ar puro e clima propício para um momento desestressante. Afinal, o ato de caminhar é inerente do ser humano, e pode se transformar em uma verdadeira meditação na serenidade dos ambientes naturais.
Para coroar, caminhar emagrece e ajuda a trabalhar os glúteos, coxas e panturrilhas, aumentando o bom colesterol (HDL) e diminuindo o colesterol ruim (LDL).
Como potencializar os benefícios da caminhada?
– Escolha roupas e calçados adequados
Um bom tênis para caminhada ou trekking deve levar em conta o seu tipo de pisada, idade, sexo e peso para contribuir com a sua caminhada. Além disso, não escolha peças de roupa feitas para suar: você apenas ganhará no quesito desidratação. Dê preferência a peças em algodão ou malhas inteligentes, que permitam a transpiração.
– Encontre a velocidade ideal
A velocidade aconselhável para um adulto saudável fica entre 4,8 km/h e 6,4 km/h. Aplicativos como o RunKeeper, Nike + Running e o Health ajudam a obter estes dados facilmente durante o trekking! O ideal é encontrar uma velocidade que faça você se sentir confortável. Você pode contar com a ajuda de um profissional para isto.
– Atenção para a técnica
Tão importante quanto fazer exercícios com regularidade, ritmo e intensidade adequados é encontrar uma técnica que envolva a maior quantidade possível de músculos. Acompanhe a caminhada com um movimento constante de braços, de forma ritmada: o braço esquerdo balança com a perna direita e o braço direito se move com a perna esquerda.
Bastões de caminhada nórdica ajudam a queimar ainda mais calorias, já que ajudam a exercitar também a parte superior do corpo. Ela envolve 90% dos músculos do corpo, movendo braços, costas e ombros, diminuindo o estresse das pernas.
O número de calorias gastas varia de acordo com a velocidade e intensidade de nossas passadas.
– Alimente-se bem
É de suma importância fazer uma boa alimentação antes de caminhar. Não caminhe em jejum, pois você pode sentir sintomas de hipoglicemia, como tonturas e mal-estar. Frutas, iogurte desnatado, sucos com gengibre e mel são nossas maiores indicações. Leve frutas, granolas caseiras e castanhas para se alimentar durante o percurso. Não se esqueça de descartar as embalagens adequadamente!
Não custa um aviso extra: a caminhada emagrece, mas é preciso tomar os devidos cuidados para aproveitar a natureza durante o trekking. Beba muita água, use protetor solar e repelentes naturais para evitar as incômodas picadas de mosquito. E então, vai aproveitar os benefícios da caminhada com as nossas dicas?