Atravessando os andes pela trilha Inca: do clássico ao “jungle”
Trilhas de Machu Picchu – Inca
A trilha Inca, a mais conhecidas entre as rotas da região, possui aproximadamente 45 km de extensão, e leva em média quatro dias e três noites. O circuito tem início em Piscakucho, povoado localizado no Km 82 da via ferroviária que liga Cusco à Machu Picchu, e segue pelo Rio Urubamba, passando por ruínas Incas e paisagens de tirar o fôlego.
A caminhada pode também ser realizada em menos tempo, com dois dias de duração, tendo início no quilômetro 104. Para aqueles que buscam um desafio a mais, há ainda a opção “jungle”, que inclui um trajeto de bicicleta.
Todas as rotas devem ser realizadas acompanhadas de guia e munidos de autorização local. Este, normalmente, é incluído no pacote contratado e, por se tratar de uma rota cobiçada e possuir limites diários de acesso, pode exigir de seis meses a um ano de planejamento.
Estas trilhas de Machu Picchu não possuem grandes dificuldades, mas exigem preparo físico. As caminhadas diárias podem levar de 6 a 8 horas e a altitude atinge mais de 4.200m. Recomenda-se que se faça um período de aclimatação em Cusco de pelo menos dois dias antes de seguir viagem. As folhas de coca, produto local eficaz contra o mal de altitude (o famoso soroche), pode ser adquirido no comércio local e consumidas ao serem mastigadas secas, em forma de chás ou de doces. É igualmente importante manter-se bastante hidratado durante todo o processo.
A rota alternativa: pelos vales nevados de Salkantay
Trilhas de Machu Picchu – SalkantayEsta trilha Inca pode levar de 4 a 5 dias, dependendo do pacote e do número de vilas a serem percorridas. O percurso mais longo inclui visita a águas termais no trajeto entre Colpapampa e La Playa. Contudo, ambas as opções envolvem uma caminhada às margens da Montanha Salkantay até Machu Picchu, acompanhada pelas paisagens exuberantes dos vales nevados. Ela é comumente vista como uma trilha mais confortável e menos concorrida que a trilha Inca clássica. Seu desafio está na altitude, que chega aos 4.650 metros, e exige igual preparo.
Independente da rota escolhida, ao término do percurso terá sido uma experiência e tanto! E o destino final será recompensador: Machu Picchu com toda a sua imponência.
E então, o que achou das trilhas de Machu Picchu? Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais dicas de aventuras pelo mundo.