X

Como Cuidar Bem da Sua Mochila Para Trekking

Viajar para realizar atividades esportivas, como trekking, hiking e caminhadas, requer cuidados especiais com seu equipamento. Na hora de decidir sobre seu próximo destino, é importante poder contar com uma boa mochila e cair na estrada. Para isso, é preciso tomar certas medidas de limpeza e conservação para que seu equipamento continue sempre em bom estado após cada aventura.
No post de hoje, vamos dar as dicas valiosas de como preservar sua mochila para trekking para que ela esteja sempre perfeita e à sua disposição. Continue acompanhando:

Mantenha seu equipamento bem protegido

Às vezes, por conta da emoção e da adrenalina da viagem, podemos nos descuidar do nosso equipamento. Atividades esportivas podem envolver ainda situações com água ou muita poeira. Portanto, é importante manter seu equipamento protegido a todo tempo.

Na hora de preparar sua mochila para trekking, certifique-se de que tudo está em seu devido lugar e armazenado de forma correta. Cuidados especiais são necessários para equipamentos e utensílios de cozinha, como materiais abrasivos ou cortantes. Deve ser dada atenção também a líquidos e alimentos: evite consumi-los próximo ao equipamento, prevenindo acidentes, e mantenha-os bem fechados ao carregá-los na mochila.

Uma ótima dica é manter sua mochila sempre coberta com a capa de chuva ou outro material protetor, mesmo que não esteja chovendo. É mais fácil e mais barato trocar esta capa do que ter que comprar um novo equipamento. Mas, caso algo aconteça durante a viagem, tome medidas imediatas: limpe sua mochila assim que algo for derramado nela ou, em caso de rasgos, busque remendar assim que for possível, evitando aumentá-lo durante o trajeto. Para este último caso, a dica é sempre pegar a mochila pelas duas alças ao mesmo tempo, evitando sobrecarregar um lado e aumentar as chances de rompimento.

Faça a limpeza e manutenção de sua mochila para trekking

Sempre que retornar de uma atividade, limpe bem sua mochila. Caso esteja pouco usada, um pano úmido dará conta de tirar a poeira externa e qualquer sujeira da parte interna. Use um aspirador de pó em casos mais difíceis, como presença de migalhas de alimentos, por exemplo. Assim, você evita o mau cheiro e mantém o equipamento sempre pronto para uso.

Caso seja necessário fazer uma limpeza mais completa, algumas mochilas podem ser colocadas na máquina de lavar. Certifique-se das condições e recomendações adequadas ao seu tipo de equipamento, lendo as instruções do próprio produto. Para ter uma limpeza melhor e pouco agressiva ao material, a dica é lavá-la em uma bacia grande ou em uma banheira, com sabão neutro. Mas atenção: não deixe sua mochila de molho, pois isso desgasta o material.

Após esse processo, faça a secagem completa do material, expondo-o ao sol. Garanta que o interior da mochila também seque por completo e não guarde o equipamento úmido, pois isso causa bolor ou mau cheiro. Por último, faça a manutenção necessária, como a costura de rasgos ou trocas de zíper.

Mantenha o equipamento em local seco e arejado

Para manter todo o cuidado feito anteriormente, guarde sua mochila em um local arejado e seco, evitando o surgimento de maus cheiros ou bolor. Caso esses sinais apareçam, devido à umidade ou ao período prolongado de armazenamento, passe um pano com vinagre para tirar o bolor ou um pano seco para retirar poeira e exponha a mochila ao sol por algumas horas.

E então, curtiu as dicas? Com estas sugestões de como cuidar de sua mochila para trekking, você está pronto para a sua próxima aventura! Lembre-se de deixar um comentário, contando-nos sobre suas experiências.

Foot on the Trail:
Related Post