Procure por trilhas em que é permitido levar cães
Não é todo parque ou trilha que permite a entrada de animais, por isso, para não perder a viagem, não se esqueça de conferir esse detalhe antes de sair de casa.
Saiba se o seu cãozinho tem o porte certo para a atividade
Nem todas as raças caninas são apropriadas para caminhadas longas. De maneira geral, cães mais esguios, altos e com pernas compridas são excelentes companheiros de trilha, enquanto raças com tendência a problemas respiratórios, como os buldogues, ou com pernas mais curtas e menor resistência física, como basset hound e dachshund podem ter mais dificuldade em te acompanhar. Na dúvida, vale conversar com o veterinário antes de partir para a trilha.
Respeite o ritmo do seu pet
Assim como uma pessoa sedentária não consegue se tornar atleta da noite para o dia, um bichinho que está acostumado a passeios de 10 minutos pelo quarteirão não vai se tornar um companheiro de trilha do nada. Se o seu cachorro não tem o hábito de se exercitar, comece aos poucos para não arriscar a sua saúde. Além disso, faça pausas sempre que necessário, oferecendo água em abundância e parando na sombra para que ele possa se refrescar.
Proteja o cachorro de parasitas
Além de borboletas, insetos e outros bichinhos que o seu pet pode achar super interessantes, não se esqueça de que o mato também abriga carrapatos, pulgas, vermes e até o mosquito transmissor da leishmaniose. Por esse motivo, antes de pegar a trilha com o seu cão, dê uma conferida no cartão de vacinas dele e compre uma coleira repelente para protegê-lo.
Certifique-se de que o cãozinho irá obedecê-lo
As caminhadas com o seu cachorro devem ser um prazer, e não uma dificuldade. Para isso, é preciso que o cão esteja minimamente treinado para te acompanhar na coleira sem que a atividade se torne cansativa, obedecendo a comandos como “pare”, “não” e “vamos”, por exemplo.
Está certo que a atividade pode ser uma maneira de relaxar o cachorro e discipliná-lo de um jeito lúdico, mas se perceber que a caminhada vai ser difícil, pode ser interessante contar com a ajuda de um adestrador nas primeiras vezes.
Confira a lista de itens necessários
Para caminhadas com o seu cão, principalmente naquelas realizadas em trilhas, lembre-se de levar o seguinte:
- coleira e guia, para garantir que o cachorro não se perca nem seja atacado por outros cães agressivos;
- garrafa d’água, para hidratá-lo sempre que ele começar a ofegar;
- identificação, que deve estar presa à coleira e conter telefones para contato caso o bichinho se perca;
- gazes e esparadrapos, para curativos rápidos;
- o telefone do veterinário do seu cão, que deve ser contatado se ocorrer algum acidente grave;
- saquinhos de plástico, para manter a trilha sempre limpa, mesmo que seu bichinho resolva “usar o banheiro” por ali;
- e biscoitinhos ou ração para que ele mantenha-se energizado durante a atividade.
Com esses cuidados, caminhar com seu cão pode se tornar um hábito prazeroso e saudável tanto para você quanto para ele, estreitando ainda mais os laços entre vocês e permitindo que aproveitem a natureza juntos com muita segurança!
Você costuma levar seu cachorro para passear em trilhas? Que cuidados toma para protegê-lo? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!