Inverno Nórdico

Conheça 3 Parques Nacionais Para Visitar no Inverno Nórdico Que Valem Muito a Pena.

O Inverno Nórdico e suas atrações. Os parques nacionais — também conhecidos como reservas naturais — são áreas protegidas pelo governo de um determinado país em razão de serem únicos, com fauna e flora peculiares àquela região do planeta, traduzindo a essência da natureza local.

Aventurar-se pelos parques nacionais de um país pode ser uma das melhores formas de conhecer as origens da região e, de quebra, tirar um tempo para conectar-se com a natureza e renovar as energias. No post de hoje você vai conhecer três parques nacionais para visitar durante o inverno nórdico. Confira:

Hardangervidda National Park – Noruega

O inverno no parque nacional de Hardangervidda, na Noruega (cenário do filme Star Wars – O império contra ataca), é uma excelente época para se apreciar uma das paisagens mais bonitas da Escandinávia, quando a neve cobre os platôs e o gelo prevalece nos lagos da região. O maior parque da Noruega, que fica ao norte do fiorde Naeroyfjord, é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2005.

Durante o inverno nórdico, uma das melhores programações é aproveitar a temporada de esqui e alugar uma cabana confortável para curtir os dias de frio e também praticar o snowkiting, uma espécie de kite surf praticado na neve.

Para chegar ao Parque Hardangervidda, basta pegar o trem para Finse, Ustaoset ou Geilo, partindo de Bergen ou Oslo, e aproveitar a viagem de cerca de quatro horas pelas belas paisagens do país.

Vatnajökull National Park – Islândia

A Islândia é mais conhecida como a terra do gelo e do fogo e nada seria mais propício do que aproveitar a temporada do inverno para visitar este país, cujas belezas naturais vão além das paisagens tradicionais e podem reservar gratas surpresas durante suas épocas mais frias.

Além de passear pelos gêiseres e glaciais da região, um local que merece ser visitado é o parque nacional Vatnajökull, a maior reserva da Europa (com 12.000 km²), que serve de casa para belas cavernas de gelo, como a famosa caverna Skaftafell. Além disso, o parque abriga a maior montanha do país e a cachoeira mais forte do continente europeu.

Recomenda-se visitar a região durante o inverno nórdico, pois é a única época em que as cavernas de gelo podem ser observadas e visitadas, pois não há risco de derretimento do gelo, o que possibilita que os visitantes entrem nas cavernas para vivenciar essa experiência de perto — além de tirar belíssimas fotografias!

Abisko National Park – Suécia

Este parque nacional, localizado na região da Lapônia, compreende uma área de cerca de 7.700 hectares e é basicamente formado por profundos vales cercados de belas montanhas e lagos. A topografia da região torna a época do inverno bem atrativa para os amantes do ski, que se aproveitam da bela paisagem para ficarem hospedados em cabanas localizadas ao longo da trilha King’s Way, que corta cerca de 435 quilômetros do parque.

Além do ski durante o inverno, as atrações mais procuradas são os passeios guiados por huskies e a caça pela aurora boreal, que ilumina e colore os céus da região nórdica nessa época, ocasião que merece um registro especial.

Para se chegar ao Parque, basta pegar o ônibus partindo da cidade de Kiruna ou voar para a cidade de Narvik, na divisa com a Noruega.

E você, conhece algum desses parques nacionais? Ficou com vontade de botar o pé na trilha e se aventurar por algum desses destinos? Deixe sua opinião nos comentários!

Próximo artigoYungas Road, Bolívia: Saiba Mais Sobre a Rodovia Mais Perigosa do Mundo