É inverno no hemisfério sul, momento perfeito para esquiar! Entre os meses de julho e setembro, você pode aproveitas as estações de esqui no Chile e Argentina.
Ter algumas aulas de esqui na própria estação escolhida vai permitir que você utilize corretamente o equipamento, mantenha a postura correta, saiba como descer a pista, fazer curvas, aumentar e diminuir a velocidade, frear etc. Gostou da ideia? Então conheça no post de hoje algumas recomendações de segurança em estações de esqui. Confira:
Lembre-se: você não está sozinho na pista
Todos são responsáveis pelo bom uso da pista de esqui e devem seguir as recomendações de segurançapara evitar acidentes.
Seguem abaixo algumas das recomendações da FIS (Federação Internacional de Esqui):
- Mantenha-se sempre no controle, para que possa parar rapidamente ou desviar de obstáculos na descida.
- A pessoa à sua frente sempre têm o direito de passagem.
- Ultrapassagens poderão ser feitas sempre mantendo uma distância segura para garantir a evolução de quem está sendo ultrapassado.
- Ao entrar nas pistas ou passar por cruzamentos, sempre olhe ao redor e verifique se é seguro.
- Evite parar em regiões estreitas, locais onde você não pode ser visto e lombas. Se cair, retire-se da pista o mais rápido possível para não se tornar um obstáculo para outras pessoas.
- Subidas e descidas a pé devem ser feitas pelas laterais das pistas.
- Respeite as sinalizações e marcações da pista, evite passar por obstáculos perigosos.
- Se presenciar ou se envolver em um acidente, pare para ajudar e dar alerta para a equipe de socorro.
Além dessas recomendações de segurança das estações de esqui, é aconselhável contratar um seguro viagem com cobertura no país onde você vai esquiar. Outro ponto importante: não consuma bebidas alcoólicas durante o caminho para a estação de esqui. A bebida alcoólica vai prejudicar seu equilíbrio e reflexos, colocando em risco você e as outras pessoas que estão utilizando o local.
Mantenha seu corpo aquecido e protegido
Proteja principalmente a cabeça com uso de capacete e a mantenha aquecida com um gorro. A cabeça é um dos principais pontos de perda de calor. Os outros principais pontos são as mãos e os pés, portanto use luvas impermeáveis e meias térmicas de lã ou fibras sintéticas.
Evite as meias muito grossas, pois elas dificultam o ajuste das botas de esqui nos pés. Ajuste muito bem o esqui no seu pé, pois um esqui mal ajustado pode causar lesões nas pernas e joelhos.
Usar várias camadas de roupa é melhor do que usar apenas uma. Use uma segunda pele para manter o corpo aquecido, uma blusa, calça e jaquetas térmicas e impermeáveis. Evite usar calça jeans, pois, além de dificultar a movimentação, o tecido não é impermeável e não será nada agradável ficar molhado e passando frio na neve, não é mesmo?
Não esqueça o filtro solar
Mesmo no frio, você precisa se proteger dos raios solares. A neve reflete raios de sol, que podem gerar queimaduras na pele e na retina. Portanto, não se esqueça do protetor solar, labial e óculos de sol.
Devidamente protegido, solicite o mapa das pistas da estação para verificar o grau de dificuldade de cada uma. A maioria das estações tem pistas com diferentes níveis, desde o iniciante até o profissional. Escolha a pista de acordo com o seu nível de experiência e divirta-se!
Compartilhe conosco sua experiência em estações de esqui, deixe seu comentário!