Quem foi que disse que aventuras e esportes radicais não podem ser praticados em família? Se você associava os termos “radical” ou “aventura” a algo perigoso, está na hora de rever um pouco esse conceito. Desde que tomadas as devidas medidas de segurança, qualquer esporte radical pode ser completamente seguro — e não menos divertido.
E, com a tamanha diversidade geográfica que o Brasil possui, opções de lugares divertidos para se aventurar e para agradar a toda a família — desde as crianças até os avós — é o que não falta.
Que tal, nas próximas férias, apostar em uma aventura em família? Confira agora a nossa seleção com 4 dicas de esportes radicais para a família toda curtir junto e se aventurar:
1. Caminhada na Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina, que fica na Bahia, é uma região de serras e uma das mais belas paisagens de todo o Brasil. As veredas e os chapadões que compõem o lugar são o cenário perfeito para fazer caminhadasinesquecíveis enquanto contempla uma vista maravilhosa.
Lá, é possível escolher entre diversos roteiros de caminhada que podem variar de 1 até 12 dias de duração. A escolha do roteiro, é claro, depende da sua disposição e do pique da sua família, além da vontade de dormir acampado o que, aliás, é uma boa opção de aventura em família.
A paisagem da Chapada Diamantina ainda é composta por rios, grutas, cânions, cavernas, cachoeiras, mata cerrada e muitas outras belezas naturais.
Um bom ponto de partida para explorar esse pedacinho do paraíso é a cidade de Lençóis, localizada também na Bahia, onde é possível encontrar diversos profissionais capacitados para guiar você e toda a sua família nessa aventura.
Se for escolher a Chapada Diamantina como o seu próximo destino de viagem, é muito importante estar atento à época do ano do passeio, pois o verão e a primavera são épocas de chuvas fortes.
Além das caminhadas, também é possível se aventurar em outros esportes radicais que podem ser praticados no local, como:
- rapel;
- tirolesa;
- passeio de barco;
- exploração de cavernas.
2. Arvorismo no Sítio Arcobaleno
O arvorismo é um esporte cujo objetivo é atravessar plataformas montadas há muitos de metros de altura que ligam uma árvore a outra, passando por diversos tipos de obstáculos, como escadas, tirolesas e pontes suspensas.
Existem diversos lugares no Brasil para praticar o arvorismo, entre eles o Sítio Arcobaleno, localizado na região serrana do estado do Espírito Santo, na cidade Venda Nova do Imigrante. Ele é um dos maiores parques destinados a esse tipo de esporte radical de toda a América Latina.
Claro, há também outros lugares muito legais onde você pode se aventurar com a família no arvorismo, como:
- o Parque Paraty, no Rio de Janeiro, que possui percursos especialmente criados para os pequenos;
- e a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, onde, além do circuito de arvorismo, é possível fazer um voo de tirolesa de 300 metros de distância tendo como vista o belíssimo mar da Praia da Ponta do Madeiro.
Para que a sua aventura no arvorismo seja perfeitamente segura, principalmente para os pequenos, é importante tomar alguns cuidados como:
- verificar as condições da árvore e entorno dela;
- não realizar a atividade em dias com chuva, raios e ventos fortes;
- sempre utilizar os equipamentos de segurança, como polias, capacetes e cadeirinhas;
- verificar as condições e a procedência dos equipamentos de segurança;
- contar com a orientação de um profissional experiente.
3. Canoagem no litoral brasileiro
A canoagem é um esporte náutico com o objetivo de colocar o homem mais próximo da natureza e cujos acessórios são tão pequenos que encurtam a distância entre a água e o praticante, tornando a aventura muito mais intensa.
Como o Brasil possui uma longa costa litorânea, encontrar um lugar para se aventurar na canoagem não é uma tarefa muito complicada. O país é repleto de rios, lagos, represas e barragens. Na região de Santos e Guarujá, no litoral paulista, por exemplo, há locais especializados para a prática de canoagem.
Uma questão que gera muita dúvida entre os interessados nesse tipo de aventura é se quem não sabe nadar pode praticar canoagem. A resposta é “sim”, desde que os devidos cuidados sejam tomados:
- certifique-se de que o praticante, mesmo não sabendo nadar, sinta-se seguro o bastante para praticar o esporte na água;
- não subestime os equipamentos de segurança, como cordas, coletes salva-vidas e caiaques infláveis para resgate;
- conte com o acompanhamento de um instrutor treinado.
4. Rafting em Brotas
Brotas, a capital da aventura, é um município localizado no estado de São Paulo e que oferece um menu tão sensacional de roteiros de rafting que é capaz de agradar desde o mais viciado em adrenalina até aqueles mais medrosos.
Por ali, você encontra opção de aventura para toda a família, entre elas:
- rafting para crianças;
- rafting radical com rio cheio, corredeiras fortes e quedas de até 3 metros de altura;
- rafting em noite de lua cheia;
- rafting em botes para apenas 3 pessoas.
Um passeio de rafting geralmente dura de 3 a 4 horas e é uma excelente opção de aventura em família. Porém, é preciso estar atento a algumas questões de segurança:
- usar os equipamentos de segurança durante todo o tempo;
- seguir atentamente as instruções do profissional que acompanhará o percurso;
- jamais tentar ficar de pé no bote;
- conhecer as técnicas de resgate para o caso de cair na água.
Há uma série de esportes radicais em que você e a sua família podem se aventurar juntos. Que tal reunir todo mundo e sair nas próximas férias para despertar o espírito aventureiro?
Além das opções que citamos neste post, existem diversos outros esportes que são como uma injeção de adrenalina — a exemplo da tirolesa. Ainda existe a opção do acampamento, que sempre anima as crianças e pode ser realizado em lugares com paisagens incríveis!
Então, gostou das nossas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e veja mais quem se interessa por embarcar nessa aventura com você!