X
    Categories: Viagem

Esqui em Nevados de Chillan: como se preparar para essa aventura?

Aqui no Brasil, não somos muito familiarizados com o esqui, certo? Banhados pelo calor tropical, pouquíssimos brasileiros sabem o que é a neve. Porém, estreitando os laços entre o Brasil e a diversidade da natureza para além de nosso território, nossos vizinhos estão de braços abertos para os turistas que queiram se aventurar no frio! O Chile, mais precisamente as estações de esqui em Nevados de Chillan, são um desses calorosos anfitriões.

Então, deseja ampliar o seu horizonte de aventuras e conhecer as belezas da América do Sul em baixas temperaturas? Nevados de Chillan pode ser o destino ideal. Continue lendo e entenda o motivo!

Como chegar em Nevados de Chillan?

Nevados de Chillan fica a 470 km de Santiago, capital chilena e porta de entrada para os brasileiros que chegam ao país. Chegar até lá não é tão simples quanto visitar Santiago, ainda assim, não há grandes segredos.

De avião

Se você pretende ir de avião, o aeroporto mais próximo de Nevados é o Concepción, a 180 km. A duração do voo entre Santiago e Concepción é de, aproximadamente, 1 hora. Partindo da capital do Chile, você encontra voos com regularidade.

Do aeroporto de Concepción, você precisará de um transfer (também conhecido como conexão) para chegar até o local onde ficará hospedado ou o centro de esqui. Em geral, você consegue esse transfer com o próprio hotel onde ficará. Caso contrário, pode pegar um ônibus de Concepción até Chillan e, de lá, outro até o centro de esqui.

De Carro

Para chegar de carro, você precisa descer de Santiago, pegando a Ruta 5 até Chillan, então, tome a Ruta N-55 até chegar ao centro de esqui. Em geral, o tempo de viagem é de 5 horas. Contudo, tome bastante cuidado com as tempestades de neve! Prepare correntes para os carros e, em caso de dúvidas, não hesite em pedir auxílio.

De Trem ou Ônibus

Por fim, se você está indo de trem ou de ônibus, pode sair de Santiago de trem e ir até Chillan, pegando depois um ônibus para o centro de esqui. No site da Tren Central você deve selecionar a estação de Alameda, em Santiago. O ponto fica em Chillan, onde se pode pegar um ônibus até Nevados de Chillan. No site da REM Bus, é possível conferir todos os horários.

Onde me hospedar no Centro de Esqui em Nevados de Chillan?

Se o preço nos arredores das estações de El Colorado e Valle Nevado são desanimadores, saiba que Nevados de Chillan oferece alternativas bem mais acessíveis! No centro de esqui destacam-se 2 lugares para hospedagem: o Hotel Nevados e o Hotel Alto Nevados.

Em alta temporada, o Hotel Alto Nevados cobra uma diária de, aproximadamente, R$1.450,00 para um quarto duplo. Ele fica a 70 km da Estação Rodoviária Chillan e a 10 m do centro de esqui — em caso de emergências, o centro da cidade fica a 1 hora de carro. O Hotel Nevados, mais abaixo, tem um valor de diária semelhante ao do Alto Nevados.

Além dessas duas opções, há ainda o vilarejo de Las Trancas, a 8 km do centro de esqui. Com restaurantes, serviços e opções de hospedagem variadas, você pode desfrutar de espaços bastante confortáveis, como o Unai. O hotel, aliás, é uma boa opção para viagens em grupo.

Outras opções em Las Trancas são o Chil’in Hostel, o Lodge Ama Wellness, e o Lodge Las Trancas. E os alojamentos são bastante populares, oferecendo cabanas em madeira bem equipadas, como a Rukapuken.

Para comer, não há grandes mistérios: a maioria dos estabelecimentos fica na estrada que leva à pista de esqui. Se você quer economizar, pode comprar comida nos mercadinhos e preparar a sua comida no hostel. Nesse caso, especialistas recomendam que você compre seus mantimentos em Santiago, para encontrar preços mais em conta.

Por fim, se você gosta da vida noturna, é melhor repensar o roteiro: depois de um dia na neve, os turistas de Nevados de Chillan costumam querer apenas um quarto quentinho e uma boa refeição. E, em las Trancas, você encontrará tudo o que precisa para uma boa viagem.

Onde praticar esqui em Chillan?

Chillan tem 32 pistas de esqui com opções para esquiar entre as árvores e 11 teleféricos. O acesso a essas pistas depende da liberação das autoridades do centro, que avaliam a quantidade de neve necessária para os esportes na neve.

A estação de Chillan tem uma infraestrutura menor e é uma das menos conhecidas. Mais baixa e com pistas que circundam árvores, ela oferece desafios para os mais ousados e alternativas para quem se cansa das pistas mais retilíneas — características de El Colorado, por exemplo.

Por ser mais vazia e menos tumultuada, essa estação de Chillan é usada para o treinamento de equipes de esqui profissional. Então, tome cuidado com os atletas que se exercitam fora das áreas demarcadas!

Já na Tres Marias, você encontra a pista de esqui mais longa da América Latina. Ela oferece um nível de dificuldade maior, mas ainda tem áreas destinadas aos iniciantes. E, por ficar na parte mais alta da montanha, oferece uma vista linda, com neve macia. Essa condição, aliás, torna o aprendizado no esqui mais leve: com um solo bem “acolchoado”, fica mais fácil lidar com os tombos!

Ainda assim, tome cuidado em temporadas de neve escassa: muitas pistas ficam fechadas. Além das condições impostas pelos céus, há também de se lidar com o que parte da terra — quando o vulcão está ativo, as autoridades impõem um perímetro de segurança. Então, fique alerta!

Para mais informações, confira o mapa de pistas.

Onde adquirir os equipamentos para esqui?

Ao longo da estrada, você encontra lojas de aluguel de equipamentos para esqui. Caso precise de capacetes, luvas e roupas, é preciso estar disponível para uma pesquisa.

Alguns estabelecimentos oferecem descontos para os turistas que permanecem um tempo maior na região. Verifique também algumas opções de trajes resistentes e calçados impermeáveis e chegue a Nevados de Chillan preparado para enfrentar as baixas temperaturas!

Enfim, a prática do esqui em Nevados de Chillan traz uma série de benefícios àqueles que optam pela simpatia dos vilarejos e pela simplicidade das estalagens. Além dessas nossas recomendações, também é importante que você cheque o conteúdo produzido por turistas que já frequentaram o local. Assim, você elabora um roteiro só seu!

Agora, diante disso, haverá momentos em que tudo o que você deseja é um pouquinho de calor. Felizmente, a região também oferece piscinas térmicas com preços acessíveis, mediante a disponibilidade para não hóspedes dos hotéis!

Então, gostou das nossas dicas para suas aventuras? Se quiser receber ainda mais conteúdo em seus feeds nas redes sociais, siga-nos no Instagram e no Facebook!

Foot on the Trail:
Related Post