Intercâmbio Aos 50

Intercâmbio Aos 50: Conheça Essa Ideia

Intercâmbio Aos 50. Quem gosta de viajar já sabe há muito tempo o que a ciência agora comprova: viajar faz as pessoas mais felizes. A conclusão faz parte de um estudo científico conduzido pelo psicólogo e professor americano Thomas Gilovich, da Universidade Cornell que mostra que o investimento em bens materiais traz satisfação momentânea, enquanto o investimento em experiências traz felicidade duradoura.
Investir em viagens é investir em prolongada satisfação pessoal , e a experiência é ainda melhor quando você pode aliar o prazer de viajar ao prazer de aprender. Já pensou em fazer um intercâmbio cultural em outro país? Os programas de intercâmbio já deixaram de ser procurados exclusivamente pela turma jovem e se tornaram a nova tendência entre o público mais maduro. Então, que tal um intercâmbio aos 50? Neste post, você vai saber um pouco mais sobre essa nova e excitante forma de viajar.

O que é um intercâmbio cultural?

São cursos de idiomas de curta ou longa duração em escolas particulares ou em instituições públicas no exterior. As datas de início são flexíveis. Normalmente, você pode começar em qualquer segunda-feira e escolher um curso de duas semanas ou mais, de acordo com o seu tempo disponível. Há também a possibilidade, muito apreciada pelo público mais maduro, de combinar o aprendizado do idioma com outro curso, como francês com aulas de direito, italiano com história da arte, espanhol com dança flamenca, inglês com salsa  ou com arte e design,mandarim com tai chi  e muitos outros.

Os cursos de idiomas são para todos os níveis, desde o iniciante até o avançado, ou seja, mesmo que você não fale nada do idioma, pode fazer o intercâmbio sem problemas. Já os cursos combinados, geralmente, pedem que você tenha nível intermediário no idioma, para um melhor aproveitamento. As escolas oferecem testes de avaliação do seu nível de fluência, para que você fique seguro de que será capaz de acompanhar as aulas.

Que tipo de acomodação oferecem?

Você pode escolher: hotel, albergue, residência estudantil compartilhada ou casa de uma família local. Esta última opção é ideal para tornar sua experiência ainda mais enriquecedora, pois você vai morar com uma família local, compartilhar a mesa do jantar e participar do dia a dia deles, além de treinar o idioma em tempo integral. De quebra, ainda tem a chance de aumentar seu círculo de amigos.

E se os colegas de turma forem todos jovens?

As turmas são bem heterogêneas, então você terá a chance de conhecer pessoas de todas as idades, nacionalidades e culturas diferentes. Mas, se você acha que não vai se sentir à vontade estudando com adolescentes que quase poderiam ser seus netos, fique tranquilo. Uma boa agência de intercâmbio vai indicar escolas que formam turmas com pessoas da mesma faixa etária e com os mesmos interesses que você. Como a procura por intercâmbio aos 50 anos ou mais está aumentando muito, as escolas se empenham em formar turmas especiais para estes estudantes.

Que países oferecem cursos de intercâmbio para estudantes de 50 anos ou mais?

As opções são muitas. Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, África do Sul, Itália e ilha de Malta são só alguns dos destinos à sua escolha. Na verdade, com exceção dos pólos norte e sul, você encontra cursos em cidades espalhadas por todos os continentes do globo. No meio de tantas opções, o melhor a fazer é procurar uma agência experiente na área de intercâmbio para receber todas as orientações necessárias para começar logo o seu intercâmbio aos 50.

Queremos saber a sua opinião sobre esta nova tendência de viagens para pessoas de 50 anos ou mais. Você concorda que o intercâmbio aos 50 anos ou mais é uma boa ideia? Compartilhe sua opinião conosco, deixe seus comentários no post!

17 Comentários

  1. Rogéria Maldonado

    Adorei ! Na estou me preparando para quando completar 50 me aventurar !

  2. Elizete

    Acho que é um sonho não só meu como de muitas outras pessoas é maravilhoso poder contar com esta chance gostaria imensamente de poder ir para um intercâmbio

  3. Rosalia Neri

    Amei a iniciativa, ainda não tenho 50 mas com certeza quero participar

  4. Bruno Sasdon

    Concordo

  5. Debora

    Fantástico!

  6. Dalmo Peres

    Superbacana a iniciativa.
    Nada melhor que juntar prazer com aprendizado.
    50 são os novos 30 …bora viajar!!

  7. Carla Dacorso

    Olá,
    Quando fiquei sabendo da possibilidade adorei a ideia.
    Faz tempo venho pensando em fazer, intercâmbio e acho que ainda não fiz foi por não falar nada de inglês.
    Já até comecei a me informar numa agência, só que não me senti segura.
    Só que estou querendo realmente tentar…
    Acho fantástica a ideia e adoro viajar!

  8. Marcia

    Adorei a idéia. Estava procurando por isso, mais para a frente tenho muito interesse.

  9. Silvana

    Eu mesma tenho 60 anos e tenho este plano. Pensei na Irlanda. Precisava começar um curso de inglês no Brasil, para aproveitar mais.

  10. Cirdislei Ribeiro Rezende

    Boa tarde,
    Gosto da idéia tenho amigas que já fizeram. Assim que puder vou colocar o pé na trilha.

  11. Marilee

    Ameiiiiii
    Eu há um tempo venho perguntando, por isso. Porque não tinha intercâmbio também para os de mais idade?
    Sensacional, pois ainda estamos muito na ativa e necessitamos de outros idiomas em algumas atividades.
    Essa iniciativa de vocês irá colaborar e muito para uma produtividade e lazer melhores.
    Espero que os valores sejam bem acessíveis.
    Obrigada.
    Abraços
    Marilee

  12. ana miller

    Achei incrível isso, já ouvi dizer que a vida começa após os 40 e fazer intercambio na maturidade é muito interessante .Parabéns pela idéia.

  13. Maria Regina

    Achei maravilhoso…eu e meu marido gostaríamos….

  14. Lucia Ramalho

    Bacana! Tô muito afim de fazer um intercâmbio no próximo ano! Nunca tive oportunidade de sair do Brasil! Espero obter dicas do blog!
    Tenho 52 anos e sonho ver in loco outros nos outros!

  15. Ana

    Olá. Tenho quase 50 anos e meu primeiro intercâmbio foi aos 44, para a Nova Zelândia. Fui para fazer um curso de inglês na ELA, por um mês e acabei ficando 4 meses por lá, sendo 2 deles na escola e morando numa casa de família e os outros 2 meses viajei por todo o país. Foi incrível! Fiz muitos amigos por lá. Foi muito bacana. Super recomendo! O país é reconhecidamente maravilhoso e seguro para viajar sozinha e vc encontra pessoas de todo o mundo e de idades variadas. Um ano depois, em 2011, fui para outro intercâmbio, em Sydney, na Austrália, de 6 meses. Foi completamente diferente e muito mais caro. Valeu a experiência, sem dúvida, mas a quantidade de brasileiros lá me assustou um pouco. De qualquer forma, a experiência de viajar e enfrentar os desafios de qualquer viajem é sempre enriquecedora. Bora lá arrumar a mala! 🙂

  16. Jorge C Lohmann

    Achei a ideia ótima. Já pensei em ir ao Canadá!

  17. Edu

    Bem o post não abriu mas tudo bem a idéia é boa!

Comments are closed.

Próximo artigoZoológicos em São Paulo e Aquário Para Conhecer em Com as Crianças