Viajar para o continente europeu já é uma bela experiência. Viajar para praticar o seu esporte favorito é ainda melhor. Você sabia que muitas das melhores opções de trilhas estão localizadas no velho continente? Que tal experimentar passar a primavera na Europa curtindo belas caminhadas com uma vista panorâmica?
A Europa vai muito além do turismo nas suas icônicas cidades e arquitetura milenar. Existem inúmeras rotas que percorrem todo o continente ao longo de vários tipos de terrenos e ecossistemas ainda intocados.
Por conta disso, neste artigo, mostraremos uma lista com diversas trilhas que valem a pena a sua visita. Se você gosta desse tipo de atividade, não deixe de conferir!!
Qual a diferença entre Trekking e Hiking?
Antes de começar, devemos conhecer esses dois termos. Ambos os esportes têm características similares, contudo, não são sinônimos, possuindo algumas diferenças. Saiba um pouco mais sobre cada um deles.
Hiking
O termo hiking costuma se referir a uma pequena caminhada do tipo “bate e volta”, ou seja, é comum que seja feita em deslocamentos menores. Tem curta duração — geralmente cerca de algumas horas — pois é feita em um só dia, portanto, não envolve o pernoite e muito menos atividades de camping.
É uma prática mais segura, devido ao fato de ser realizada no mesmo dia. É que o monitoramento dos seus praticantes costuma ser feito no fim do passeio. Dessa maneira, possibilita saber se todos voltaram seguros e estão em boas condições ou não se perderam ao longo da rota.
Como o hiking é a prática de uma caminhada com o objetivo de voltar ao mesmo local de partida algumas horas depois, não costuma necessitar de muitos equipamentos, como barracas de camping, muitos mantimentos ou kits de sobrevivência avançados. Basicamente, uma pequena mochila com alguns alimentos já costuma ser o suficiente para esse passeio mais rápido.
Trekking
O termo trekking refere-se ao esporte no qual estão envolvidas atividades que exigem o pernoite. Eles podem ser feitos em abrigos ou albergues especializados, ou até mesmo em acampamentos, ao ar livre. Geralmente consistem em travessias.
Por ter uma duração mais longa, podendo levar vários dias até a chegada ao destino final, não costuma ser feito por iniciantes. É realizado por pessoas mais experientes e com alguns conhecimentos em técnicas de sobrevivência e de navegação.
Além disso, exigem um bom preparo físico e equipamentos especiais — mochilas cargueiras, barracas para camping, utensílios para alimentação, remédios para problemas gastrointestinais etc.
Agora que você já sabe a diferença entre hikking e trekking, veremos, agora, cinco opções de trilhas para quem busca curtir a primavera na Europa com muita aventura.
A Primavera na Europa
A primavera na Europa compreende o período de 21 de março a 21 de junho. Com temperaturas amenas, os dias tendem a ser mais ensolarados e começa por volta das 7am, e a claridade se estende até 8pm, assim, os europeus tiram maior proveito após a jornada de trabalho para atividades ao ar livre em parques, campos e jardins. Com certeza você passará tardes incríveis passeando, fazendo piqueniques, e aproveitando a beleza das flores.
1. Caminho de Santiago (Espanha, França e Portugal)
O Caminho de Santiago é considerado umas das rotas mais fascinantes e, provavelmente, o mais conhecido de toda a Europa. Costuma ser percorrido por milhões de peregrinos todos os anos.
Seu percurso é um verdadeiro itinerário de busca espiritual até o seu destino final, o santuário do apóstolo São Tiago, na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Devido à sua importância, é considerado Patrimônio da Humanidade.
Ao longo do percurso, há inúmeros abrigos e albergues para descanso. Apesar de o caminho ser longo, é considerada uma trilha, de certa forma, tranquila para ser realizada. Exige apenas alguns conhecimentos para evitar imprevistos e muita disposição para a caminhada, que é formada por várias etapas com cerca de 20 km, cada uma.
2. West Highland Way (Escócia)
O West Highland Way — conhecido como Slighe na Gàidhealtachd — é uma caminhada com um percurso total de cerca de 150 km. A sua principal trilha tem como ponto de início o condado de Milngavie — que fica em torno de 30 minutos do aeroporto de Glasgow.
Ao longo do passeio, os mochileiros vão se deparando com belíssimas paisagens do país escocês, como o lago marítimo Loch Linnhe, os pântanos de Rannoch Moor e o conjunto de cordilheiras conhecidas como Aonach Eagach.
O percurso termina em Fort William, perto da base da maior montanha escocesa, Ben Nevis – a cerca de 4.409 pés de altura. Todo o caminho conta com vistas panorâmicas, dignas de tirar o fôlego e que foram utilizadas como cenários para muitos filmes.
O percurso também não exige uma grande resistência física do praticante, apenas boas condições de saúde e de locomoção. Geralmente é percorrido entre 5 a 7 dias pelos praticantes do esporte.
3. Rota do vinho Alsace (França)
A Rota do vinho Alsace na França também é uma ótima escolha para o trekking na primavera na Europa. Ao longo do caminho, é possível contemplar a arte vinícola do local e o vinho da região. Também há possibilidade de passar por entre as diversas casas antigas do período medieval — época da Renascença.
O caminho tem como ponto inicial a região francesa de Mulhouse — ponto de divisa com a Alemanha — e como destino final Marlenheim. Possui cerca de 115 km no total e, geralmente, é percorrido em 4 a 5 dias de caminhada.
4. Haute Route (França e Suíça)
Haute Route é o nome conhecido do percurso por entre a montanha conhecida como Matterhorn — provavelmente a cadeia rochosa mais famosa dos Alpes. Fica situada na região de divisa entre a Suíça e a França.
Fica localizada na região francesa de Chamonix-Mont Blanc e na região suíça de Zermatt. A travessia conta com uma rota de 180km, e leva em torno de 12 a 15 dias para ser percorrida .
5. Via Ferrata (Itália e Áustria)
Via Ferrata é uma expressão que significa “caminho de ferro”. Esses caminhos contam com vistas panorâmicas, que passam por entre as montanhas Dolomitas, situadas na Itália.
A Via Ferrata é, basicamente, um percurso equipado com uma proteção de ferro que auxilia a locomoção dos visitantes no trajeto, que pode ser feito por escalada, por meio de cordas especiais para o esporte.
O menor caminho tem cerca de 190 metros, já o maior, possui em torno de 1200 metros de montanha, ou seja, a depender do gosto e das condições físicas do visitante. Também há a opção de passeios guiados por profissionais, o que proporciona maior segurança.
O velho continente proporciona paisagens incríveis de tirar o fôlego, trilhas desafiadoras e muita história como recordação para contar. Além disso, é uma boa solução contra estresse e ansiedade. Este artigo mostrou ótimas opções de passeios de aventura para momentos de muita adrenalina desfrutando a primavera na Europa. Considere incluir um desses percursos na sua próxima viagem!
Gostou deste artigo e quer continuar lendo posts relacionados a esse tema? Conhece o tipo de calçado mais adequado para trilhas? Confira então as nossas dicas para você fazer a melhor escolha!