Centro Histórico de Viena
Vai viajar para a capital austríaca? Então é indispensável conhecer imponente Centro Histórico de Viena, declarado Patrimônio Cultural pela Unesco. Em Viena, você encontra tesouros arquitetônicos e históricos em cada esquina. Uma overdose de cultura, design e tradição com quase 30 castelos e 165 palácios.
Mas é no Centro Histórico que se concentram as construções de maior destaque. E você pode conhecê-las tanto fazendo uma rota à pé, por conta própria, quanto aderindo aos trajetos guiados em ônibus especiais, bondinhos ou as tradicionais carruagens.
Tudo isso com trilha sonora, já que o país de Mozart respira música e convida seus ouvidos a apreciá-las em tempo integral. Enquanto faz seu passeio, prepare-se para se encantar por um dos conjuntos urbanos mais bonitos e aclamados do planeta, passando pela catedral gótica de Santo Estevão, pelo palácio imperial Hofburg e por todas as maravilhas da Avenida Ringstrasse, ostentando a Ópera Nacional e o Museu de Belas Artes.
Cafeterias e vinícolas
Em qualquer lugar da Áustria, experimentar os deliciosos cafés e vinhos é quase obrigatório. Mas faça isso com tempo, pois os simpáticos proprietários de cafeterias e vinícolas se sentem levemente ofendidos quando suas especiarias não são apreciadas devidamente.
Tomar um cafezinho em um aconchegante estabelecimento em Viena, por exemplo, sem apreciar a arquitetura nos arredores, ler jornais do mundo todo ou provar maravilhas como um Gugelhupf ou mesmo as tortas locais é quase desperdiçar sua viagem.
Passou um tempinho bom por lá? Então anime-se para explorar, também, um pouquinho dos mais de 700 hectares de vinhedos mantidos nos limites urbanos de Viena. Isso sem falar, é claro, nas tabernas prontas para oferecer sessões completas de degustação.
Gastronomia austríaca
A cozinha austríaca não poupa em sabor nem em calorias. Portanto, prepare-se para sair um pouquinho da dieta e ceder à gula que, neste caso, nem é pecado. Tanto na capital austríaca quanto nas cidadezinhas dos arredores, não faltam restaurantes prontos para propiciar experiências gastronômicas com base em pratos típicos locais sem que isso signifique gastos exorbitantes.
Dá para se curtir iguarias como o Wiener Scnhitzel por valores entre 8 e 12 euros. O prato corresponde a bife de vitela, carne de porco ou de peru acompanhado por batatas e rodelas de limão. Experimente também os Knödels, bolinhos fritos preparados com trigo, semolina ou até mesmo um clássico pão velho que se transforma em uma delícia novinha.
Estações de esqui
Não dá para se falar na Áustria sem mencionar estações de esqui. São mais de 22 mil quilômetros de pistas prontinhas para receberem desde curiosos interessados em começar no esporte a atletas completos em preparo para competições.
Vale a pena embarcar em um trem e dedicar um tempinho da sua viagem para esquiar em Tirol, cheia de picos nevados, chalés aconchegantes para hospedagens e, claro, cartões postais inteiros para você se esbaldar com belas fotos de castelos medievais e simpáticas ruazinhas de pedra.
Rio Danúbio
O famoso “Rio Azul” passa por várias cidades austríacas e, por isso mesmo, é um convite natural para passeios de barco que permitem, inclusive, paradas rápidas para comprinhas em vinícolas locais ou lojinhas de souvenirs. Não se esqueça de trazer, na volta, exemplares de oléos ou as típicas geleias que tornam o mais simples dos pães uma perfeita iguaria.
Esbalde-se nos decks dos cruzeiros oferecidos por lá, relaxando enquanto aproveita a natureza às margens do Danúbio ou mesmo ruínas de castelos. Os vilarejos românticos também são atrações à parte.
E então, pronto para cumprir esse roteiro e fazer uma bela viagem pela charmosa Áustria? Comente!