A infância é a fase da vida em que o corpo está em pleno desenvolvimento e cheio de energia, em que a curiosidade e a imaginação estão bastante afloradas e é também o momento em que valores e hábitos devem ser cultivados para formar o adulto de amanhã.
O contato das crianças com a natureza, com a terra e com o ar livre deve ser incentivado e colocado como prioridade para os pais que se preocupam em dar uma educação integral para os seus pequenos. Tirá-los da frente do computador e levá-los para lugares inusitados, que estimularão o seu corpo, as suas habilidades e a sensibilidade frente à natureza é essencial para uma infância feliz.
Pensando nisso, preparamos para você um texto com os principais motivos pelos quais você deve levar as crianças para aventuras ao ar livre. Confira:
Novas experiências de vida
Quais são as melhores lembranças que você tem da sua infância? Certamente são aquelas em que algo novo foi apresentado, em que você se viu em uma situação inusitada ou onde experimentou novas sensações e viu novas paisagens. Levar uma criança para uma viagem de aventuras ao ar livre, seja em caminhadas, trilhas, escaladas ou acampamentos é algo que introduzirá uma nova experiência em sua vida, alargando suas perspectivas e ampliando seu olhar sobre o mundo. Assim, ela verá que o mundo não se resume ao que se passa na TV e nem apenas àquela paisagem urbana do cotidiano.
Crianças mais fortes e destemidas
Crianças que praticam exercícios e vivem aventuras ao ar livre tendem a ser mais fortes e destemidas, adquirindo habilidades práticas e físicas que poderão ajudá-las em vários aspectos da vida. Elas ganharão maior resistência física, trabalharão o senso de direção, estarão mais abertas aos desafios e trabalharão o sentimento de medo, pois, certamente, situações desafiadoras surgirão, exigindo coragem e concentração.
Interação com a natureza
Quando você leva seus pequenos para aventuras ao ar livre, eles sairão do ambiente urbano — que é poluído, barulhento e caótico — e irão para um ambiente tranquilo, com ar puro e belezas naturais. Esse contato com a natureza é bom em vários aspectos: para a saúde física, para a saúde mental e também para que a criança desenvolva um respeito maior pela natureza, aumentando as chances de que ela se torne um adulto sensível e que se preocupa com o meio ambiente.
Crianças mais alegres
Crianças que fazem atividades prazerosas com os pais e exercitam o corpo tendem a ser crianças mais alegres e tranquilas. Nessas aventuras, elas gastarão bastante energia e produzirão hormônios responsáveis pelo bem-estar e pelo relaxamento. Assim, você terá em casa crianças menos ansiosas, menos chorosas e com mais alegria de viver. Não é maravilhoso?
E então, você está pronto para começar a incluir os seus pequenos nas suas atividades em meio à natureza? Compartilhe sua opinião nos comentários!