Tênis ou Botas Para Caminhada: Saiba Escolher a Melhor Opção
Tênis: leves e práticos
Devem optar pelos tênis (ou Hiking Shoes) praticantes de caminhadas fáceis e não muito longas. Isso porque esse tipo de calçado não oferece a estabilidade e a segurança que é necessária para andar sobre terrenos irregulares e carregar cargas mais pesadas por muito tempo. Em contrapartida, os Hiking Shoes são opções leves, confortáveis, flexíveis e maleáveis. São ideais para trilhas de litoral e para transpassar rios e lagos.
Hiking Boots: funcionais e seguras
Por terem um cano mais longo que protege o tornozelo, as botas de caminhada (ou Hiking Boots)são versões mais seguras dos tênis e, por isso, podem ser usados para práticas mais difíceis, longas (mais de um dia) e em terrenos cheio de imperfeições. As botas também ajudam o peregrino a suportar, com segurança, cargas mais pesadas, pois são mais bem estruturadas. Elas são indicadas também para principiantes que ainda não têm um tônus muscular tão bem desenvolvidos e, por esse motivo, necessitam de mais suporte na hora da caminhada.
Backpacking Boots: completas e multifuncionais
As Backpacking Boots são o tipo de bota mais técnico e adequado para caminhadas longas e que duram mais de um dia. Dessas que, no meio do percurso, são encontrados lagos, rios, montanhas, areias, galhos, pedras… Ou seja: são calçados que se comportam muito bem nos mais diferentes cenários da natureza.
As Backpacking Boots também têm solos mais grossos e estrutura mais robusta que as outras botas de caminhada. É possível, ainda, que sejam presos nessas botas crampons ou acessórios de neve. A dica para quem optar por uma bota desse tipo é começar a usá-la duas semanas antes da prática para que elas estejam bem acostumadas, laceadas e confortáveis no pé.
Na hora de escolher seu tênis ou bota para caminhadas, há outros detalhes nos quais você deve prestar atenção, veja quais são:
- Opte por materiais resistentes como camurça e couro. Botas ou tênis com a tecnologia GTX também são excelentes para um bom desempenho, já que são impermeáveis sem impedir a transpiração dos pés.
- Para saber se o calçado escolhido está no tamanho certo, tente mover seu pé o máximo possível para frente. Se você conseguiu fazer isso, ele está no tamanho ideal para você. Nunca use um tênis ou uma bota mais larga que isso, será mais fácil de lesionar seus pés.
- Escolha bem seu solado: há solados que aderem bem em solo molhado, outros na rocha e outros na lama. Analise qual é a sua prioridade.
- Se você for um peregrino iniciante, escolha botas mais leves e de cano mais alto para a sua segurança.
Tênis ou botas para caminhada? Se você já escolheu qual desses tipos de calçados é melhor para o seu tipo de trilha, conte para nós aqui nos comentários!
Adriano
Boa tarde, também faço o caminho da fé, aprox 300 km, entre estradas de terra e asfalto. Mas não gosto de botas… nas últimas vezes tenho ido com tênis de corrida. Poderia me indicar um apropriado para este percurso? Grato
Andre
Eu e minha esposa queremos comecar a fazer subida de montanhas para pratica de exercicio fisico. As caminhadas podem chegar no maximo a 3 horas com um pouco de corridas, normalmente em descidas. Os tenis de trekking sao aconselhados para isso?
Se puderem ajudar eu agradeço.
Mauricio Pascoal Camarini Jeronimo
Bom Dia
Venho fazendo o Fé 348 km com meu tênis de uso diário, nunca tive nenhum bola, porem gostaria de comprar um calçado mais adequado, o que vc me indica?
Sonia Regina Ribeiro Ramalhoso
Olá vou fazer o caminho de Santiago em Setembro,gostaria de saber qual tipo de bota seria melhor, pois vou fazer os 35 dias,Eu e minha amiga estamos pensando em ir até sua loja nessa sexta feira,tem alguém em especial para nos atender que possa nos orientar,
Daniela
Bom dia,
Faço um caminho da fé de 300km, onde ando por caminhos de montanha, estradas de terra com terreno irregular, mas tbm bastante asfalto. Já fiz esse caminho outras vezes usando tênis, onde tive muitos problemas com as unhas (perdi quase todas) e com bolhas na sola dos pés, onde tenho sempre a sensação de que a sola queima. Qual seria o modelo ideal pra essa situação?
David
Me indicaram comprar um calçado de segurança (EPI) como uma opção barata e duradoura, como o caso é para trilhas de até 15 km fiquei na dúvida, alguém já fez uso? E a biqueira de PVC, ela é um pouco dura, alguém tem ideia?
JONAS ROSA DA SILVA
Bom dia, tarde ou noite, por favor vou fazer o caminho português de Santiago, qual seria o calçado apropriado para o caminho são 600 km, Obrigado
PNT
Olá, Jonas!
Para uma caminha mais longa recomendamos sempre as botas impermeáveis e respiráveis, e com o solado bem aderente. Lá na loja online da Pé na Trilha tem muitas opções!
Estamos te esperando!
José Carlos
Farei a travessia Cassino-Chuí e estou em dúvida entre três. Minha primeira opção é uma bota Vento Santiago Pro. Já usei uma Finisterre que era confortável ao extremo, leve e apelidada por mim de “interminável”. Mas nunca usei para uma caminhada tão longa.
Por isso pensei em duas outras opções. A Snake Dry Shield ou a Columbia Grants Pass. Esta última basicamente por conta do peso. Cada uma tem seus prós e contras e não me sinto em condições de decidir. As informações técnicas não ajudam porque todas falam em lama, rocha, estradas de terra, etc. Enquanto isso, tenho mais de 200 km de areia pela frente…
Ilso Carlos Suman
Minha dúvida é essa. Vou fazer uma caminhada de 300 km por estradas vicinais na serra da Mantiqueira. Caminho da Fé. Águas da Prata a Aparecida. Única dúvida é se compro uma nota ou um bom tênis. Pois parte dele sei que da pra fazer com uma sandália (quechua). Da pra me ajudarem nessa dúvida?
Pé na Trilha
Olá Ilso, a melhor opção neste caso seria uma bota leve e flexível. O cano mais alto da bota irá proteger os tornozelos em caso de uma torção. Esta preocupação se dá pelo fato da pessoa estar carregando uma mochila (mesmo que leve) afetar o equilíbrio. Outro aspecto a ser avaliado é uma maior proteção dos dedos dos pés pelo fato do bico de uma bota ser mais reforçado que de um tênis. Mesmo em terrenos menos acidentados há possibilidade de “topadas” em pedras. Segue algumas sugestões Dachstein Kurt DDS, Salomon Shindo Mid GTX e Salomon Cagliari Mid GTX.
Edinho Rocha
Ola Ilso Carlos,
Como vai fazer uma caminhada de 300 km em estradas vicinais, te aconselho a possuir (comprar) uma Hiking Boots ( bota de caminhada). Pois quem suportar o peso total do seu corpo, são seus pés, Concorda que se seus pés não estiverem confortáveis os problemas irão só aumentar, tipo: Colunas , lesão no tornozelos entre e outros sem falar no stress. e depois a Hiking Boots servirar para varias ocasiões.
Edinho Rocha -Instruidor de Aventura
Arya
E o que você acha do uso de coturnos militares, como os usados pelo Exército? pois são opções bem baratas e fáceis de encontrar, e dão boa estabilidade e segurança para os pés, e apesar da falta de beleza podem ser bem confortáveis se usados com meias grossas.
Pé na Trilha
As botas militares não são indicadas para caminhadas longas, já que não é um produto preparado para tal. As botas para caminhadas tem o solado preparado para dar maior segurança, cabedal desenhado para melhor estabilidade e tecnologia desenvolvida exclusivamente para a pratica de trekking, nesse caso, seu pé é seu meio de transporte, sendo assim, melhor estar com um calçado especializado.
Luciana
Olá
Gostaria de conhecer tênis com tecnologia GTX para realizar o Caminho de Santiago.
Grata
Luciana
Francine
Ola Luciana , tudo bem ? Por favor me passe seus contatos para poder apresentar o tenis. Meu email é gerencia@penatrilha.com.br Obrigada! Francine