Tênis: leves e práticos
Devem optar pelos tênis (ou Hiking Shoes) praticantes de caminhadas fáceis e não muito longas. Isso porque esse tipo de calçado não oferece a estabilidade e a segurança que é necessária para andar sobre terrenos irregulares e carregar cargas mais pesadas por muito tempo. Em contrapartida, os Hiking Shoes são opções leves, confortáveis, flexíveis e maleáveis. São ideais para trilhas de litoral e para transpassar rios e lagos.
Hiking Boots: funcionais e seguras
Por terem um cano mais longo que protege o tornozelo, as botas de caminhada (ou Hiking Boots)são versões mais seguras dos tênis e, por isso, podem ser usados para práticas mais difíceis, longas (mais de um dia) e em terrenos cheio de imperfeições. As botas também ajudam o peregrino a suportar, com segurança, cargas mais pesadas, pois são mais bem estruturadas. Elas são indicadas também para principiantes que ainda não têm um tônus muscular tão bem desenvolvidos e, por esse motivo, necessitam de mais suporte na hora da caminhada.
Backpacking Boots: completas e multifuncionais
As Backpacking Boots são o tipo de bota mais técnico e adequado para caminhadas longas e que duram mais de um dia. Dessas que, no meio do percurso, são encontrados lagos, rios, montanhas, areias, galhos, pedras… Ou seja: são calçados que se comportam muito bem nos mais diferentes cenários da natureza.
As Backpacking Boots também têm solos mais grossos e estrutura mais robusta que as outras botas de caminhada. É possível, ainda, que sejam presos nessas botas crampons ou acessórios de neve. A dica para quem optar por uma bota desse tipo é começar a usá-la duas semanas antes da prática para que elas estejam bem acostumadas, laceadas e confortáveis no pé.
Na hora de escolher seu tênis ou bota para caminhadas, há outros detalhes nos quais você deve prestar atenção, veja quais são:
- Opte por materiais resistentes como camurça e couro. Botas ou tênis com a tecnologia GTX também são excelentes para um bom desempenho, já que são impermeáveis sem impedir a transpiração dos pés.
- Para saber se o calçado escolhido está no tamanho certo, tente mover seu pé o máximo possível para frente. Se você conseguiu fazer isso, ele está no tamanho ideal para você. Nunca use um tênis ou uma bota mais larga que isso, será mais fácil de lesionar seus pés.
- Escolha bem seu solado: há solados que aderem bem em solo molhado, outros na rocha e outros na lama. Analise qual é a sua prioridade.
- Se você for um peregrino iniciante, escolha botas mais leves e de cano mais alto para a sua segurança.
Tênis ou botas para caminhada? Se você já escolheu qual desses tipos de calçados é melhor para o seu tipo de trilha, conte para nós aqui nos comentários!