O camping é um ato de liberdade. Quem percebe que colocar uma mochila nas costas e preparar a barraca de camping para partir para a natureza é muito mais do que abandonar o conforto oferecido pela cidade e pela tecnologia não consegue mais deixar a prática: começa a se inteirar das novidades em equipamentos, buscando novos destinos e experiências
Assim, conservar sua barraca de camping é algo essencial, pois ela será a sua casa durante toda a viagem, acolhendo-o após uma longa caminhada e mantendo-o aquecido nas noites frias. No entanto, muitas pessoas não sabem cuidar bem de suas barracas e isso pode gerar muito prejuízo.
Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste post, excelentes dicas para aumentar a vida útil de sua casa portátil, a fim de ela o acompanhe durante muitas e muitas viagens! Vamos conferir?
Proteja o fundo da barraca
Algumas barracas já vêm com footprint— aquela lona que colocamos por baixo dela. Essa lona serve para proteger o fundo da umidade e dos atritos constantes com pedrinhas e galhos que podem provocar o desgaste e até rasgar o tecido, além de poder incomodar bastante durante o sono.
Se sua barraca não possuir um footprint, você pode improvisar com lonas de bagageiro ou, até mesmo, com plásticos mais grossos.
Entretanto, esses devem ficar exatamente embaixo da sua barraca, sem partes sobrando para fora, pois isso resulta no acúmulo de água entre a lona e barraca, a qual pode infiltrar e até favorecer o crescimento de mofo.
Além disso, mesmo utilizando toda a proteção, não deixe de limpar o terreno onde montará a barraca para se livrar de galhos e pedras mais visíveis, os quais podem danificar o material da barraca mesmo com toda essa proteção.
Não exponha a barraca ao sol durante muito tempo
Montar a barraca sob sombras de árvores ou cavernas protege os fios de nylon da deterioração acelerada. Por esse motivo, procure sempre estendê-la em locais protegidos da luz solar, podendo optar até por utilizar uma lona sobre ela se o local for descampado.
Além disso, você pode desmontá-la em períodos de sol mais intenso, montando-a novamente ao entardecer.
Entre as vantagens de evitar longas exposições ao sol está também a temperatura atingida dentro da barraca. Para conseguir um clima interno mais agradável, deixá-la sob a luz solar o dia inteiro não é o ideal, porque, à noite, o seu interior estará muito abafado.
Se você não possui uma tela protetora na porta da sua barraca, abri-la para se refrescar não será possível, considerando a quantidade de insetos que poderão entrar.
Evite montar sua barraca perto de fogueiras
Devido ao frio, ou simplesmente por combinar com o ambiente, as fogueiras são diversas vezes as protagonistas de um acampamento. Assim, montar sua barraca ao redor dela, para aumentar a interação com outros campistas ou aproveitar o calor produzido, parece o mais adequado, certo? Errado.
O fogo e o calor podem danificar em muito o material da sua barraca, que na maioria das vezes é algum derivado de plástico, como o nylon. Sendo sensíveis às altas temperaturas, esses materiais podem se deformar ou até derreter, causando furos e aberturas na sua barraca.
Portanto, separe um tapete e cobertor para sentar ao redor da fogueira e se aquecer ou interagir, mas monte sua barraca a uma distância segura do fogo: assim você garantirá que sua barraca de camping continue íntegra e possa ser utilizada ainda por muito tempo.
Deixe os calçados do lado de fora
Um dos maiores inimigos das barracas são os calçados. Eles são os principais causadores de pequenos rasgos e furos que, com certeza, aumentarão de tamanho e inutilizarão sua barraca em pouquíssimo tempo.
Por esse motivo, sempre retire os calçados antes de entrar na barraca: além de mais confortável, isso contribuirá para a manutenção e qualidade desta, assim como é um bom ato de conservação da higiene.
Lembre-se, a barraca é como a sua casa, e o tempo que você ficará nela poderá não ser curto, nada melhor do que um ambiente limpo e agradável, não é mesmo?
Limpe a barraca
O pó e a sujeira são ruins tanto para o tecido da barraca quanto para o zíper. Portanto, antes de guardá-la, dê uma sacudida com a porta virada para baixo, assim, toda a areia, terra e pedrinhas vão sair facilmente.
Depois desse processo, limpe o tecido com um pano embebido em água e sabão, para tirar o pó, e limpe o zíper com uma escova de dente já separada para esse fim — isso impedirá que ele emperre.
O enxágue do tecido é muito importante para que todo o sabão seja removido, o que pode ser feito com um jato d’água. Antes de guardar definitivamente, deixe-a secando ao sol, para evitar o surgimento de mofo e mau odor, mas sempre se atente a esse tempo de exposição.
Utilize produtos impermeabilizantes
Para evitar que a água da chuva comece a infiltrar pela sua barraca, tanto pelo teto quanto pelo chão, você pode contar com a ajuda de sprays impermeabilizantes. Esse produto atua aumentando a vida útil da sua barraca.
Mas, se a sua utilização já está sendo indispensável, isso pode indicar que ela já está bem desgastada e logo você precisará comprar uma barraca nova.
Cuidados na hora de guardar
As varetas devem ser guardadas de maneira segura, para impedir que quebrem, entortem ou furem o tecido da barraca. Você pode colocá-las em um recipiente cilíndrico rígido ou no próprio saco em que vêm guardadas. Também é útil lubrificar as luvas de encaixe das varetas antes guardá-las, para evitar sua oxidação.
As estacas também devem ser guardadas sem contato com o tecido da barraca, pelo mesmo motivo das varetas. É aconselhável ainda que a barraca não seja guardada em seu saco de origem e sim envolta em um tecido que permita maior circulação de ar, para evitar o mofo.
Dobre sua barraca de camping corretamente
Na hora de dobrar a sua barraca, você deve evitar utilizar as marcações anteriores, pois isso fragiliza o tecido, o qual pode rasgar com maior facilidade nesse local. Portanto, sempre alterne o local do material que será dobrado, para que o tecido continue íntegro.
Com todas essas dicas, ficou muito mais fácil aumentar a vida útil da sua barraca de camping para poder aproveitá-la ao máximo. Ainda em casa, verifique se ela está apta para o acampamento. Agora é só colocar a mochila nas costas e aproveitar a viagem!
Gostou do artigo? Então, entre em contato conosco e conheça os melhores produtos e equipamentos para curtir ao máximo os seus dias de camping!