Vai viajar para o Chile no inverno? Tudo o que você precisa saber

Vai viajar para o Chile no inverno? Tudo o que você precisa saber

Se você vai viajar para o Chile no inverno, a primeira coisa que precisa saber é que fez uma ótima escolha. O país é fantástico e oferece paisagens e atrativos incríveis para toda a família!
Além disso, o Chile oferece infraestrutura semelhante aos grandes centros invernais localizados nos Alpes europeus ou nos Estados Unidos e com outras vantagens: é mais próximo do Brasil, dispensa preocupações com validade de passaporte, seguros obrigatórios ou voos longos e cansativos. Descubra tudo e prepara-se para experiências inesquecíveis!

Descubra tudo e prepara-se para experiências inesquecíveis!

O que levar ao viajar para o Chile no inverno?

Com as novas regras de bagagem para voos com origem a partir do Brasil, as malas ganharam mais destaque no planejamento de uma viagem. E quando falamos em uma trip de inverno, a dedicação precisa ser ainda maior. Verifique com a sua companhia aérea qual é o limite da sua bagagem para planejar a mala de todos os integrantes da família. Nelas, não podem faltar:

Roupas térmicas

Também chamadas de segunda pele, as roupas térmicas possuem tecnologia avançada que as tornam ideais para temperaturas próximas ou abaixo de zero. As peças das melhores marcas são leves, para não ocupar tanto espaço na mala e para ficar confortável por baixo de outras roupas; possuem elasticidade, transpirabilidade e secam bem rápido. Invista em calças e blusas de mangas longas térmicas para cada membro da família.

Roupas impermeáveis

Item fundamental para destinos de neve, as roupas impermeáveis protegem a pele do contato direto com os flocos de gelo. Então, durante uma nevasca ou até mesmo na prática de esportes, elas são essenciais para manter o corpo aquecido e evitar que a neve umedeça suas roupas de baixo. Aposte em jaquetas e calças impermeáveis para colocar por cima das roupas em tecidos comuns.

Acessórios

Os acessórios são fundamentais para proteger tanto os braços e pernas quanto as extremidades do corpo, que são as mais vulneráveis em situações de frio excessivo. Invista em luvasgorros, cachecóis e balaclavas — uma espécie de touca que só deixa os olhos descobertos. Falando em olhos, não abra mão dos óculos escuros com proteção nas lentes, pois o branco da neve reflete os raios solares com bastante intensidade. Aliás, não deixe de aplicar protetor solar na pele, certo?

Para onde ir no Chile?

Outro ponto positivo de viajar para o Chile no inverno é que algumas das principais estações de esqui ficam relativamente próximas à cidade de Santiago, se comparada com os centros invernais da Argentina, que estão situados a 1500 km, em média, de Buenos Aires. Logo, você pode se hospedar na capital chilena, para onde partem a maioria dos voos saídos do Brasil.

Valle Nevado

Cerca de 70 km separam Santiago do centro de esqui mais famoso do Chile: o Valle Nevado. O complexo fica a 3.025 metros de altitude e oferece três opções de hotéis para quem quer ficar nas montanhas, além de restaurantes, SPA, piscinas aquecidas, lanchonetes e aulas de esqui para pessoas de todas as idades. Não se espante se uma criança de apenas 6 anos der um “caldo” em você sobre os skis ou pranchas de snowboard.

Farellones

Farellones fica a 40 km de Santiago e é uma estação ideal para família, pois conta com inúmeras atividades voltadas para quem não sabe ou não gosta de esquiar. São trenós, ski-bunda, tirolesa e outras brincadeiras. Em tempo: algumas excursões oferecem passeios para o Valle Nevado com uma passadinha em Farellones no mesmo dia. Se a sua intenção for só conhecer, tudo bem, mas para aproveitar ambas, melhor fazer em dias diferentes.

La Parva

La Parva é a estação de esqui menos popular nas intermediações de Santiago. Distante, a  56 km, ela é considerada também a preferida dos esportistas locais. Para quem é fã de esqui, são 30 pistas com qualidade semelhante aos do Valle Nevado, mas com bem menos turistas. Não há hotéis, mas sim apartamentos para temporada. Quem conhece se apaixona pela tranquilidade e infraestrutura.

O que fazer no Chile durante o inverno?

Esquiar é apenas uma das atividades que podem tornar sua viagem para o Chile no inverno memorável! O país é tão diverso que você pode aproveitar outras regiões e se surpreender com as paisagens diversas. Veja algumas sugestões:

Road trip pela Carretera Austral

São mil quilômetros de estrada que corta o Chile do Norte ao Sul. Com cenários de tirar o fôlego, você vai curtir encontrar geleiras, florestas, vulcões ativos, rios e fiordes belíssimos. Além disso, dirigir lhe dará autonomia para parar onde quiser e registrar as panorâmicas mais sensacionais!

Trekking até as Torres del Paine

As Torres del Paine são consideradas um dos lugares mais bonitos e selvagens do mundo. Localizadas dentro de um parque nacional no coração da Patagônia chilena, a formação rochosa impressiona pela beleza e grandiosidade. Você pode fazer trekking até elas, mas também praticar atividades mais leves tendo as torres como pano de fundo.

Observação de animais exóticos

Qual foi a última vez que você viu um pinguim? Não vale os de geladeira ou dos desenhos animados! Em Punta Arenas há uma pinguinera na ilha de Magdalena. Um passeio de barco leva os visitantes, através do Estreito de Magalhães, até a colônia dos animaizinhos. É uma delícia apreciá-los em seu habitat natural — e gelado!

O que comer no Chile?

Na culinária, o país também se destaca. Conheça abaixo alguns pratos e bebidas deliciosas que você precisa experimentar quando viajar para o Chile no inverno:

Curanto

O curanto é um churrasco feito de linguiças, pães, carnes e mariscos. Seu preparo é feito em cima da terra sobre pedras quentes e coberto por folhas de Nalca, típicas do sul do Chile. A variedade de misturas é a sua marca e o torna um prato bem tradicional da gastronomia chilena.

Centolla

A Centolla é um caranguejo gigante originário das águas geladas do Pacífico. Um dos melhores ambientes para degustar a iguaria é no Mercado Municipal em Santiago. Entretanto, o espaço é agitado e nem todo mundo gosta de lá. Logo, escolha um restaurante bem recomendado e experimente essa delícia!

Vinhos

No inverno, as vinícolas chilenas ficam ainda mais charmosas. A atmosfera rústica ganha contornos mais surreais com a imponente Cordilheira dos Andes margeando os parreirais. Não deixe de passar ao menos um dia em uma delas degustando os melhores vinhos da América do Sul.

Viajar para o Chile no inverno é uma escolha formidável. Certamente entrará para o hall das viagens mais divertidas e emocionantes com a família. Assine a nossa newsletter e descubra outros destinos espetaculares como esse.

1 comentário

  1. Inverno no Chile

    É bom trazer roupas de frio adequadas mesmo, ainda mais se pretende ir pro sul ou pra cordilheira. Mas o frio em Santiago é gostoso (pra quem curte, lógico)!
    Ótimo artigo!
    Parabéns pelo blog!

Comments are closed.

Próximo artigoSegurança e Prevenção de Acidentes na Escalada por Eduardo Bicudo