A Estrada da Morte
Com 64 km de curvas, cachoeiras e penhascos, até 2007, essa estrada era a única opção de viagem para quem ia de La Paz a Coroico. Chuvas e neblina são muito frequentes ali e dificultam a visibilidade do condutor. De acordo com estimativas do governo, aproximadamente 350 pessoas por ano morriam nesta estrada.
Depois que uma segunda estrada foi construída, esse número caiu consideravelmente, tornando a Estrada da Morte um destino turístico para os amantes de aventura, natureza e adrenalina. Mais de 6 mil pessoas procuram a Yungas Road para fazer o passeio de bike todos os anos!
O passeio de bicicleta
Normalmente o passeio de bicicleta é contratado em La Paz. O turista sobe de van até 4.400 metros de altitude e desce até 1.200 metros. Com duração de 5 horas, são 72 km de descida no total, sendo os primeiros 23km asfaltados e o restante (48km) de terra e pedra. O trecho de asfalto é bem tranquilo, sendo possível alcançar uma velocidade alta, de até 50km/hora.
Guias e bikes de confiança são essenciais
O passeio é sempre guiado e em grupos de 6 a 8 pessoas, incluindo o guia. Procure uma agência de viagem de confiança e que forneça bicicletas com suspensão em ambas as rodas, porque os buracos são inúmeros e o ciclista pode perder o controle se não estiver com uma bicicleta segura e com boa manutenção.
Cuidado com a velocidade
A primeira parte do passeio pede muita atenção, devido ao declive e por ser possível atingir uma alta velocidade. A escolha é sua: descer acelerando ou passeando e aproveitando a paisagem maravilhosa, com vales e montanhas por todos os lados. Como o segundo trecho já é de terra com pedras, é preciso redobrar a atenção e controlar a velocidade, pois existe o risco de se machucar ou até mesmo cair do penhasco.
Regras de trânsito
Por ser uma estrada de mão única, é necessário que existam algumas regras a serem seguidas durante o passeio. Quem está descendo fica à direita da pista, do lado dos penhascos, e quem está subindo fica à esquerda. Quem está descendo deve esperar quem está subindo passar.
A estrada possui um tráfego muito pesado e, por isso, em algumas curvas, podemos encontrar pessoas sinalizando com uma bandeira. Apesar de ser mais seguro percorrer a Estrada da Morte de bicicleta do que de carro, algumas mortes de ciclistas ainda acontecem por lá. No meio do caminho é possível ver muitas cruzes de pessoas que caíram dos penhascos durante o trajeto.
O retorno
O passeio termina no vilarejo de Coroico, onde a van aguarda pelos turistas, que pode tomar banho e descansar, nadar na piscina e fazer uma boa refeição em pousadas da região, e então retornar para La Paz.
Se você possui um espírito aventureiro, gosta de conhecer lugares inusitados, a Yungas Road é o destino ideal pra você! Esteja preparado para encontrar cenários de tirar o fôlego e sentir adrenalina correndo nas veias. Ao final do trajeto, a sensação de ter cruzado a Estrada da Morte será inesquecível!
Você já conhecia a Estrada da Morte? Ficou curioso para conhecer o trajeto mais famoso da Bolívia? Deixe sua opinião nos comentários!